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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30740
Tipo: TCC
Título: A geometria experimental no ensino fundamental: desenvolvendo atividades para discussão de figuras planas com uso de tecnologia
Autor(es): Silva, Emanuel Silvestre da
Primeiro Orientador: Farias, Severina Andrea Dantas de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo elaborar uma sequência didática que discuta o uso da tecnologia para desenvolver atividades de figuras planas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Igaracy, Paraíba. O estudo foi baseando nas concepções de Van Hielle, apoiando-se também em teóricos como Lorenzato (1995), Nasser; Santanna (1997) e Peters (et al., 2023). Ao engajar-se em tarefas que envolvem desenho, medição, construção e transformação de figuras, os alunos desenvolvem habilidades de visualização espacial e pensamento crítico. A geometria experimental não apenas facilita a aprendizagem dos conceitos geométricos, mas também promove um entendimento mais profundo e contextualizado, permitindo que os estudantes construam conhecimento de forma ativa e participativa. A metodologia do estudo caracterizou-se por ser de cunho exploratória, com análise qualitativa dos dados, tendo como sujeitos 34 estudantes de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Igaracy, sendo realizada no período de abril a maio de 2024. O estudo foi organizado em três etapas: diagnóstico, discussão conceitual e verificação final. Na pesquisa foram aplicados dois questionários, o primeiro, na etapa diagnóstica, visou identificar a relação dos alunos com a disciplina de Matemática bem como o uso de tecnologia nas aulas de matemática e verificação de conceitos envolvendo figuras planas. O segundo questionário foi realizado na etapa de verificação final com intuito de comparar a evolução dos alunos a respeito dos conceitos de geometria plana discutidos. Já na etapa de discussão, elaborou-se e aplicou-se uma sequência didática, com duração de cinco dias, composta de atividades diversificadas em tarefas envolvendo a identificação, classificação e diferenciação de figuras geométricas planas e o uso do software Geogebra. Os resultados indicam que as atividades proporcionaram a aquisição conceitual e a compreensão das características de figuras planas nos experimentos desenvolvidos, com a compreensão das diferenças básicas que envolvem os conceitos de geometria plana pelos participantes. Concluiu-se que o uso de instrumentos e a tecnologia, como o aplicativo Geogebra, facilitou a compreensão conceitual dos participantes na discussão da geometria.
Abstract: The present work aims to develop a didactic sequence that discusses the use of technology to develop flat figure activities in an 8th year elementary school class at a public school in the city of Igaracy, Paraíba. The study was based on Van Hielle's conceptions, also relying on theorists such as Lorenzato (1995), Nasser; Santanna (1997) and Peters (et al., 2023). By engaging in tasks that involve drawing, measuring, constructing, and transforming figures, students develop spatial visualization and critical thinking skills. Experimental geometry not only facilitates the learning of geometric concepts, but also promotes a deeper and contextualized understanding, allowing students to build knowledge in an active and participatory way. The study methodology was characterized by being exploratory in nature, with the research being carried out with 34 students participating in an 8th year elementary school class at a public school in the municipality of Igaracy, from April to May 2024. The study was organized in three stages: diagnosis, conceptual discussion and final verification. In the research, two questionnaires were applied, the first, in the diagnostic stage, aimed to identify the students' relationship with the subject of Mathematics as well as the use of technology in mathematics classes. The second questionnaire was carried out in the final verification stage in order to compare the students' evolution regarding the plane geometry concepts discussed. In the discussion stage, a didactic sequence was prepared and applied, lasting five days, composed of diversified activities in tasks involving the identification, classification and differentiation of flat geometric figures and the use of Geogebra software. The results indicate that the activities provided conceptual acquisition and understanding of the discussions in the experiments developed, involving the participants' understanding of the characteristics of flat figures. It was concluded that the use of technological instruments, such as the Geogebra application, facilitates the conceptual understanding of participants in the discussion of geometry.
Palavras-chave: Uso de tecnologia - Aplicativo geogebra
Ensino de geometria
Geometria plana
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30740
Data do documento: 21-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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