Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30864
Tipo: Dissertação
Título: Análise de atividades de leitura e produção textual presentes no livro didático de língua portuguesa do 5º ano à luz da concepção dialógica da linguagem
Autor(es): Coutinho, Heloíza Cristina de Araújo Andrade
Primeiro Orientador: Almeida, Maria de Fátima
Resumo: A linguagem se constitui como uma prática social na qual o ser humano está imerso desde os primeiros momentos da sua vida, sendo através das relações sociais estabelecidas na família, primeira instituição à qual pertencemos, que damos os primeiros passos rumo ao desenvolvimento da leitura e da escrita. A leitura e a produção correspondem a uma prática humana que envolve as mais variadas possibilidades para a construção/ressignificação/ampliação de sabres que norteiam o cotidiano dos indivíduos. Para esta pesquisa, elegemos como questões norteadoras as seguintes perguntas: Como os gêneros discursivos da esfera jornalística são abordados no livro didático (LD) e qual a sua contribuição para o desenvolvimento da linguagem e da construção de sujeitos leitores ativos responsivos? Para responder a esse questionamento elencamos como objetivo geral: Analisar como as atividades de leitura e escrita são apresentadas no LD a partir da óptica da interação e da reponsividade discursiva. Como objetivos específicos apresentamos: discorrer sobre a concepção dialógica da linguagem e sua contribuição para a interação entre os sujeitos; refletir sobre a proposta do ensino da língua portuguesa a partir das atividades de leitura e da escrita presentes no LD; analisar os textos da esfera jornalística presentes no LD, considerando os seus aspectos e seu uso no que tange à leitura e à escrita a partir do responsividade linguística. Quanto ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa interpretativa, de abordagem qualitativa cujo corpus corresponde aos gêneros discursivos da esfera jornalísticas abordados no LD de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I. Para fins teóricos, esta pesquisa está alicerçada nas contribuições de Bakhtin (2013, 2010), Volóchinov (2017), Sobral (2009), Almeida (2013), Geraldi (2006), Ribeiro (2003), Bezerra e Lucas (2006), Silva (2017) entre outros. Como resultado, apresentamos que LD analisado atende “parcialmente” aos postulados expostos pela BNCC (2017). De modo geral, como resultado aponta-se que o LD analisado, apesar de ser um avanço, por se entender a linguagem como prática essencial para a construção da cidadania, e por trazer em sua maioria atividades que favoreçam a interação aluno-texto-autor, ainda está longe do ideal, visto que em muitas unidades, o LD não segue a sequência apresentada na introdução, haja vista apresenta propostas de atividades de leituras e produção textual que são pautadas no tradicionalismo que não colaboram com a prática dialógica, em que o sujeito é protagonista da sua aprendizagem, infringindo, assim, a responsividade discursiva em que o sujeito atua sobre o texto por meio do dialogismo linguístico.
Abstract: Language is constituted as a social practice in which the human being is immersed from the first moments of his life, and it is through the social relations established in the family, the first institution to which we belong, that we take the first steps towards the development of reading and literacy. Reading and writing production correspond to a human practice that involves the most varied possibilities for the construction/resignification/expansion of knowledge that guide the daily lives of individuals. For this research, we chose the following questions as guiding questions: How are the discursive genres of the journalistic sphere addressed in the textbook (DT) and what is its contribution to the development of language and in the construction of responsive active readers? To answer this question, we listed the general objective: To analyze how reading and writing activities are presented in the ld from the perspective of interaction and discursive responsiveness. As specific objectives, we present: to discuss the dialogic conception of language and its contribution to the interaction between subjects; reflect on the proposal for teaching the Portuguese language based on the reading and writing activities present in the textbook; to analyze texts from the journalistic sphere present in the textbook, considering their aspects and their use in terms of reading and writing based on linguistic responsiveness. As for the methodological path, this is an interpretative research, with a qualitative approach, whose corpus corresponds to the discursive genres of the journalistic sphere addressed in the Portuguese Language Textbook of Elementary School I. For theoretical purposes, this research is based on the contributions of Bakhtin (2013, 2010), Voloshinov (2017), Sobral (2009), Almeida (2013), Geraldi (2006), Ribeiro (2003), Bezerra and Lucas (2006), Silva (2017) among others. As a result, we present that the analyzed textbook “partially” meets the postulates exposed by the BNCC (2017). In general, as a result, it is pointed out that the textbook analyzed, despite being a step forward, because language is understood as an essential practice for the construction of citizenship, and because it mostly brings activities that favor student-text-author interaction, is still far from ideal, since in many units, the LD does not follow the sequence presented in the introduction, given that it presents proposals for reading activities and textual production that are based on traditionalism that do not collaborate with the dialogic practice, in which the subject is the protagonist of his learning, thus infringing the discursive responsiveness in which the subject acts on the text through linguistic dialogism.
Palavras-chave: Linguística
Dialogismo
Produção de textos
Livro didático
Compreensão responsiva
Linguagem
Linguistics
Dialogism
Producing texts
Textbook
Responsive understanding
Language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30864
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HeloízaCristinaDeAraújoAndradeCoutinho_Dissert.pdf11,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons