Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30864
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise de atividades de leitura e produção textual presentes no livro didático de língua portuguesa do 5º ano à luz da concepção dialógica da linguagem |
Autor(es): | Coutinho, Heloíza Cristina de Araújo Andrade |
Primeiro Orientador: | Almeida, Maria de Fátima |
Resumo: | A linguagem se constitui como uma prática social na qual o ser humano está imerso desde os primeiros momentos da sua vida, sendo através das relações sociais estabelecidas na família, primeira instituição à qual pertencemos, que damos os primeiros passos rumo ao desenvolvimento da leitura e da escrita. A leitura e a produção correspondem a uma prática humana que envolve as mais variadas possibilidades para a construção/ressignificação/ampliação de sabres que norteiam o cotidiano dos indivíduos. Para esta pesquisa, elegemos como questões norteadoras as seguintes perguntas: Como os gêneros discursivos da esfera jornalística são abordados no livro didático (LD) e qual a sua contribuição para o desenvolvimento da linguagem e da construção de sujeitos leitores ativos responsivos? Para responder a esse questionamento elencamos como objetivo geral: Analisar como as atividades de leitura e escrita são apresentadas no LD a partir da óptica da interação e da reponsividade discursiva. Como objetivos específicos apresentamos: discorrer sobre a concepção dialógica da linguagem e sua contribuição para a interação entre os sujeitos; refletir sobre a proposta do ensino da língua portuguesa a partir das atividades de leitura e da escrita presentes no LD; analisar os textos da esfera jornalística presentes no LD, considerando os seus aspectos e seu uso no que tange à leitura e à escrita a partir do responsividade linguística. Quanto ao percurso metodológico trata-se de uma pesquisa interpretativa, de abordagem qualitativa cujo corpus corresponde aos gêneros discursivos da esfera jornalísticas abordados no LD de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental I. Para fins teóricos, esta pesquisa está alicerçada nas contribuições de Bakhtin (2013, 2010), Volóchinov (2017), Sobral (2009), Almeida (2013), Geraldi (2006), Ribeiro (2003), Bezerra e Lucas (2006), Silva (2017) entre outros. Como resultado, apresentamos que LD analisado atende “parcialmente” aos postulados expostos pela BNCC (2017). De modo geral, como resultado aponta-se que o LD analisado, apesar de ser um avanço, por se entender a linguagem como prática essencial para a construção da cidadania, e por trazer em sua maioria atividades que favoreçam a interação aluno-texto-autor, ainda está longe do ideal, visto que em muitas unidades, o LD não segue a sequência apresentada na introdução, haja vista apresenta propostas de atividades de leituras e produção textual que são pautadas no tradicionalismo que não colaboram com a prática dialógica, em que o sujeito é protagonista da sua aprendizagem, infringindo, assim, a responsividade discursiva em que o sujeito atua sobre o texto por meio do dialogismo linguístico. |
Abstract: | Language is constituted as a social practice in which the human being is immersed from the first moments of his life, and it is through the social relations established in the family, the first institution to which we belong, that we take the first steps towards the development of reading and literacy. Reading and writing production correspond to a human practice that involves the most varied possibilities for the construction/resignification/expansion of knowledge that guide the daily lives of individuals. For this research, we chose the following questions as guiding questions: How are the discursive genres of the journalistic sphere addressed in the textbook (DT) and what is its contribution to the development of language and in the construction of responsive active readers? To answer this question, we listed the general objective: To analyze how reading and writing activities are presented in the ld from the perspective of interaction and discursive responsiveness. As specific objectives, we present: to discuss the dialogic conception of language and its contribution to the interaction between subjects; reflect on the proposal for teaching the Portuguese language based on the reading and writing activities present in the textbook; to analyze texts from the journalistic sphere present in the textbook, considering their aspects and their use in terms of reading and writing based on linguistic responsiveness. As for the methodological path, this is an interpretative research, with a qualitative approach, whose corpus corresponds to the discursive genres of the journalistic sphere addressed in the Portuguese Language Textbook of Elementary School I. For theoretical purposes, this research is based on the contributions of Bakhtin (2013, 2010), Voloshinov (2017), Sobral (2009), Almeida (2013), Geraldi (2006), Ribeiro (2003), Bezerra and Lucas (2006), Silva (2017) among others. As a result, we present that the analyzed textbook “partially” meets the postulates exposed by the BNCC (2017). In general, as a result, it is pointed out that the textbook analyzed, despite being a step forward, because language is understood as an essential practice for the construction of citizenship, and because it mostly brings activities that favor student-text-author interaction, is still far from ideal, since in many units, the LD does not follow the sequence presented in the introduction, given that it presents proposals for reading activities and textual production that are based on traditionalism that do not collaborate with the dialogic practice, in which the subject is the protagonist of his learning, thus infringing the discursive responsiveness in which the subject acts on the text through linguistic dialogism. |
Palavras-chave: | Linguística Dialogismo Produção de textos Livro didático Compreensão responsiva Linguagem Linguistics Dialogism Producing texts Textbook Responsive understanding Language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30864 |
Data do documento: | 26-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HeloízaCristinaDeAraújoAndradeCoutinho_Dissert.pdf | 11,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons