Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087
Tipo: TCC
Título: A formação do leitor crítico no ensino fundamental I: a literatura infantil na sala de aula
Autor(es): Carvalho, Glauciene Araújo de
Primeiro Orientador: Francelino, Pedro Farias
Resumo: Os desafios relativos à leitura são imensos e isso vem desde o despreparo de docentes até a falta de incentivo, por parte das instituições de ensino, para que os discentes tenham o hábito da leitura, além da falta de incentivo ou despreparo dos próprios pais e/ou responsáveis. A leitura deve ser algo natural, presente diariamente na vida das pessoas, principalmente no convívio escolar. Entender a importância da leitura e seu papel fundamental no ensino-aprendizagem é um desafio, pois exige dos sujeitos a busca de relações entre o contexto e as condições que molduram a construção do sentido e do conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como o trabalho com a literatura infantil, a partir de texto(s) de Monteiro Lobato, pode contribuir para formação da competência de leitura crítica do aluno nessa primeira fase de escolarização. Para isso, fundamentamos nossas ideias em trabalhos como os de Freire (1985), Coelho (2000), Martins (1994), Koch (2006), Antunes (2003), Geraldi (2005, 2006), Silva (1995, 1999) e Rocha (2008), os quais discorrem sobre diferentes concepções e práticas de leitura, e tendo o apoio de Bakhtin (2003) e de Faraco (2003), que embasam as noções de linguagem e de discurso. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, a partir da qual, analisando as referências específicas sobre o tema aqui exposto, procurei enfatizar o ensino-aprendizagem voltado para formação de leitores críticos. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e, ao final, propõe-se uma atividade de intervenção a ser aplicada na primeira fase do ensino fundamental, propondo modelos de oficinas de leitura. A pesquisa revelou que é possível, a partir da seleção de textos adequados e de metodologia apropriada, desenvolver a competência leitora crítica em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, mediante um trabalho com o texto literário.
Abstract: not available
Palavras-chave: Leitura crítica
Literatura infantil
Formação do leitor
Ensino Fundamental I
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087
Data do documento: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAC15082014.pdf444,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons