Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087
metadata.dc.type: TCC
Title: A formação do leitor crítico no ensino fundamental I: a literatura infantil na sala de aula
metadata.dc.creator: Carvalho, Glauciene Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Francelino, Pedro Farias
metadata.dc.description.resumo: Os desafios relativos à leitura são imensos e isso vem desde o despreparo de docentes até a falta de incentivo, por parte das instituições de ensino, para que os discentes tenham o hábito da leitura, além da falta de incentivo ou despreparo dos próprios pais e/ou responsáveis. A leitura deve ser algo natural, presente diariamente na vida das pessoas, principalmente no convívio escolar. Entender a importância da leitura e seu papel fundamental no ensino-aprendizagem é um desafio, pois exige dos sujeitos a busca de relações entre o contexto e as condições que molduram a construção do sentido e do conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como o trabalho com a literatura infantil, a partir de texto(s) de Monteiro Lobato, pode contribuir para formação da competência de leitura crítica do aluno nessa primeira fase de escolarização. Para isso, fundamentamos nossas ideias em trabalhos como os de Freire (1985), Coelho (2000), Martins (1994), Koch (2006), Antunes (2003), Geraldi (2005, 2006), Silva (1995, 1999) e Rocha (2008), os quais discorrem sobre diferentes concepções e práticas de leitura, e tendo o apoio de Bakhtin (2003) e de Faraco (2003), que embasam as noções de linguagem e de discurso. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, a partir da qual, analisando as referências específicas sobre o tema aqui exposto, procurei enfatizar o ensino-aprendizagem voltado para formação de leitores críticos. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e, ao final, propõe-se uma atividade de intervenção a ser aplicada na primeira fase do ensino fundamental, propondo modelos de oficinas de leitura. A pesquisa revelou que é possível, a partir da seleção de textos adequados e de metodologia apropriada, desenvolver a competência leitora crítica em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, mediante um trabalho com o texto literário.
Abstract: not available
Keywords: Leitura crítica
Literatura infantil
Formação do leitor
Ensino Fundamental I
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GAC15082014.pdf444,92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons