Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087| Tipo: | TCC |
| Título: | A formação do leitor crítico no ensino fundamental I: a literatura infantil na sala de aula |
| Autor(es): | Carvalho, Glauciene Araújo de |
| Primeiro Orientador: | Francelino, Pedro Farias |
| Resumo: | Os desafios relativos à leitura são imensos e isso vem desde o despreparo de docentes até a falta de incentivo, por parte das instituições de ensino, para que os discentes tenham o hábito da leitura, além da falta de incentivo ou despreparo dos próprios pais e/ou responsáveis. A leitura deve ser algo natural, presente diariamente na vida das pessoas, principalmente no convívio escolar. Entender a importância da leitura e seu papel fundamental no ensino-aprendizagem é um desafio, pois exige dos sujeitos a busca de relações entre o contexto e as condições que molduram a construção do sentido e do conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como o trabalho com a literatura infantil, a partir de texto(s) de Monteiro Lobato, pode contribuir para formação da competência de leitura crítica do aluno nessa primeira fase de escolarização. Para isso, fundamentamos nossas ideias em trabalhos como os de Freire (1985), Coelho (2000), Martins (1994), Koch (2006), Antunes (2003), Geraldi (2005, 2006), Silva (1995, 1999) e Rocha (2008), os quais discorrem sobre diferentes concepções e práticas de leitura, e tendo o apoio de Bakhtin (2003) e de Faraco (2003), que embasam as noções de linguagem e de discurso. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, a partir da qual, analisando as referências específicas sobre o tema aqui exposto, procurei enfatizar o ensino-aprendizagem voltado para formação de leitores críticos. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e, ao final, propõe-se uma atividade de intervenção a ser aplicada na primeira fase do ensino fundamental, propondo modelos de oficinas de leitura. A pesquisa revelou que é possível, a partir da seleção de textos adequados e de metodologia apropriada, desenvolver a competência leitora crítica em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, mediante um trabalho com o texto literário. |
| Abstract: | not available |
| Palavras-chave: | Leitura crítica Literatura infantil Formação do leitor Ensino Fundamental I |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087 |
| Data do documento: | 25-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GAC15082014.pdf | 444,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
