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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089
Tipo: TCC
Título: Afro-literaturas infantil/juvenil: negociações identitárias e relações étnico-raciais
Autor(es): Souza, Irany André Lima de
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Neste trabalho, pretendemos analisar como as produções literárias contemporâneas para crianças e jovens têm delineado os personagens negros. Para isso, o estudo está fundamentado nas perspectivas interna e externa (KHÉDE, 1986) do texto literário. Este será analisado enquanto critérios qualitativos e associaremos as representações do negro a partir de possíveis influências do contexto social do qual as obras emergem, assim como, num sentido inverso, de que forma essa literatura pode influenciar nas identificações dos leitores a quem se destinam. Para atingirmos nossos objetivos, perpassaremos nosso olhar sobre algumas pesquisas relevantes que nos ajudarão na abordagem da temática étnicoracial na literatura infantil/juvenil, entre eles, os estudos de: Coelho (2000; 2010) no que tange a constituição histórica da literatura infanto-juvenil brasileira; Filho (2004), Oliveira (2009) e Dalcastagnè (2008) sobre a representação do negro na literatura; Hall (2006), Barros (2009) e Munanga (2006), a respeito de construções sociais e identitárias; Perrotti (1986), sobre as construções discursivas do texto infantil e Silva (2009) e Camargo (1995), sobre a estética das ilustrações. Consideraremos também a relevância da promulgação da lei nº 10.639/03 e suas contribuições para fomentar a discussão sobre as literaturas africana e afro-brasileira em diferentes instâncias e materiais. A partir das discussões realizadas, analisaremos duas obras brasileiras: uma infantil, Kofi e o menino de fogo (PALLAS, 2008), de Nei Lopes e outra produzida para o público infanto-juvenil, Irmão Negro (MODERNA, 2003), de Walcyr Carrasco. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar diferentes caracterizações do personagem negro e distintas maneiras de abordagem das relações étnico-raciais desencadeadas na África e no Brasil, espaços dessas narrativas.
Abstract: not available
Palavras-chave: Literatura infantil juvenil contemporânea. Lei nº 10.639/03
Personagens negras
Relações étnico-raciais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089
Data do documento: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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