Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089| Tipo: | TCC |
| Título: | Afro-literaturas infantil/juvenil: negociações identitárias e relações étnico-raciais |
| Autor(es): | Souza, Irany André Lima de |
| Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
| Resumo: | Neste trabalho, pretendemos analisar como as produções literárias contemporâneas para crianças e jovens têm delineado os personagens negros. Para isso, o estudo está fundamentado nas perspectivas interna e externa (KHÉDE, 1986) do texto literário. Este será analisado enquanto critérios qualitativos e associaremos as representações do negro a partir de possíveis influências do contexto social do qual as obras emergem, assim como, num sentido inverso, de que forma essa literatura pode influenciar nas identificações dos leitores a quem se destinam. Para atingirmos nossos objetivos, perpassaremos nosso olhar sobre algumas pesquisas relevantes que nos ajudarão na abordagem da temática étnicoracial na literatura infantil/juvenil, entre eles, os estudos de: Coelho (2000; 2010) no que tange a constituição histórica da literatura infanto-juvenil brasileira; Filho (2004), Oliveira (2009) e Dalcastagnè (2008) sobre a representação do negro na literatura; Hall (2006), Barros (2009) e Munanga (2006), a respeito de construções sociais e identitárias; Perrotti (1986), sobre as construções discursivas do texto infantil e Silva (2009) e Camargo (1995), sobre a estética das ilustrações. Consideraremos também a relevância da promulgação da lei nº 10.639/03 e suas contribuições para fomentar a discussão sobre as literaturas africana e afro-brasileira em diferentes instâncias e materiais. A partir das discussões realizadas, analisaremos duas obras brasileiras: uma infantil, Kofi e o menino de fogo (PALLAS, 2008), de Nei Lopes e outra produzida para o público infanto-juvenil, Irmão Negro (MODERNA, 2003), de Walcyr Carrasco. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar diferentes caracterizações do personagem negro e distintas maneiras de abordagem das relações étnico-raciais desencadeadas na África e no Brasil, espaços dessas narrativas. |
| Abstract: | not available |
| Palavras-chave: | Literatura infantil juvenil contemporânea. Lei nº 10.639/03 Personagens negras Relações étnico-raciais |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089 |
| Data do documento: | 25-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IALS15082014.pdf | 468,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
