Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090
metadata.dc.type: TCC
Title: A literatura como intervenção social através de sua escolarização no ensino médio
metadata.dc.creator: Souza, Izabelly Laura Silva de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Segabinazi, Daniela Maria
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia tem por objetivo defender a literatura enquanto arte que é capaz de desenvolver no indivíduo que a usufrui a competência de intervir socialmente, como também seu senso crítico sobre o mundo que o cerca se dando a importância de ser bem apresentada na fase escolar do sujeito, momento no qual ocorre, na maioria das vezes, o primeiro contato com a arte da literatura. Neste trabalho também é defendida a revisão do ensino atual de literatura para que haja uma boa fruição literária, manuseando os textos literários, levando em consideração que se trata de uma manifestação artística, portanto, lidando com a subjetividade humana. Nessa perspectiva, procuramos traçar o perfil histórico da leitura e literatura na história do Brasil, abordamos discussões e pesquisas sobre as funções do texto literário na sala de aula, o ensino de literatura e a formação do leitor.
Abstract: not available
Keywords: Ensino de Literatura
Arte da Literatura
Função Social
Intervenção Social.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ILSS15082014.pdf410,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons