Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090
Tipo: TCC
Título: A literatura como intervenção social através de sua escolarização no ensino médio
Autor(es): Souza, Izabelly Laura Silva de.
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Esta monografia tem por objetivo defender a literatura enquanto arte que é capaz de desenvolver no indivíduo que a usufrui a competência de intervir socialmente, como também seu senso crítico sobre o mundo que o cerca se dando a importância de ser bem apresentada na fase escolar do sujeito, momento no qual ocorre, na maioria das vezes, o primeiro contato com a arte da literatura. Neste trabalho também é defendida a revisão do ensino atual de literatura para que haja uma boa fruição literária, manuseando os textos literários, levando em consideração que se trata de uma manifestação artística, portanto, lidando com a subjetividade humana. Nessa perspectiva, procuramos traçar o perfil histórico da leitura e literatura na história do Brasil, abordamos discussões e pesquisas sobre as funções do texto literário na sala de aula, o ensino de literatura e a formação do leitor.
Abstract: not available
Palavras-chave: Ensino de Literatura
Arte da Literatura
Função Social
Intervenção Social.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090
Data do documento: 25-Ago-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILSS15082014.pdf410,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons