Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura como intervenção social através de sua escolarização no ensino médio |
Autor(es): | Souza, Izabelly Laura Silva de. |
Primeiro Orientador: | Segabinazi, Daniela Maria |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo defender a literatura enquanto arte que é capaz de desenvolver no indivíduo que a usufrui a competência de intervir socialmente, como também seu senso crítico sobre o mundo que o cerca se dando a importância de ser bem apresentada na fase escolar do sujeito, momento no qual ocorre, na maioria das vezes, o primeiro contato com a arte da literatura. Neste trabalho também é defendida a revisão do ensino atual de literatura para que haja uma boa fruição literária, manuseando os textos literários, levando em consideração que se trata de uma manifestação artística, portanto, lidando com a subjetividade humana. Nessa perspectiva, procuramos traçar o perfil histórico da leitura e literatura na história do Brasil, abordamos discussões e pesquisas sobre as funções do texto literário na sala de aula, o ensino de literatura e a formação do leitor. |
Abstract: | not available |
Palavras-chave: | Ensino de Literatura Arte da Literatura Função Social Intervenção Social. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3090 |
Data do documento: | 25-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ILSS15082014.pdf | 410,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons