Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3092| Tipo: | TCC |
| Título: | Letramento digital e o uso da tecnologia: formação docente para/na mediação do conhecimento sistemático de língua materna |
| Autor(es): | Moreira, Ana Coely Mendes |
| Primeiro Orientador: | Matos, Denilson Pereira de |
| Resumo: | Esta monografia, intitulada Letramento Digital e o uso da Tecnologia: Formação Docente para/na mediação do conhecimento sistemático de língua materna, visa apresentar algumas reflexões teóricas sobre o ensino institucionalizado de língua materna sob a óptica do letramento digital, destacando a inserção do uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa. Haja vista que, as modernas teorias acerca da aprendizagem, já reconhecem a importância das experiências extraescolar do aluno para a amplitude do seu letramento. Deste modo, é a escola, em especial o professor de língua materna, que possui a função de possibilitar ao aluno condições para que ele desenvolva cada vez mais as habilidades de leitura e de escrita, as quais se cernem em situações sociais concretas. O interesse para realização desse trabalho partiu da participação no projeto “Letramento: teoria e prática na formação do professor cidadão”, da qual selecionamos parte do corpus a ser analisado. Como aporte teórico, estudamos autores como Bagno (2002), Tomé (2012), Soares (1998), Matos (2010, 2012), entre outros, cujas concepções de letramento e a função do ensino de língua materna são vistas sempre em virtude de práticas sociais. Neste trabalho, apresentaremos o letramento digital discutindo sobre sua relevância para o processo ensino/aprendizagem, a partir das observações dos discentes da graduação em Letras/Português da UFPB e de alunos da educação básica de instituições públicas e privadas da cidade de João Pessoa/PB. De modo a identificar as lacunas presentes entre a formação e a prática docente pela ausência do conhecimento sobre o letramento, com enfoque na utilização dos materiais tecnológicos e/ou espaços digitais como auxiliadores para aprendizagem. Neste sentido, acreditamos que o professor de língua materna, dependendo do modo como utiliza as tecnologias, influenciará ou não seu aluno a construir/ampliar seus diversos tipos de letramento(s), em especial os relacionados ao contínuo desenvolvimento de suas habilidades de leitura e de escrita mediante o intensivo uso dos aparelhos tecnológicos e da participação em ambientes virtuais. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Língua materna Aulas de Língua Portuguesa -Uso das tecnologias Letramento digital |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3092 |
| Data do documento: | 28-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACMM28082013.pdf | 800,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
