Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923
Tipo: | Dissertação |
Título: | Amoras, de Emicida, e a identidade da criança negra : uma perspectiva de análise crítica do discurso multimodal |
Autor(es): | Rocha, Ana Flora Ferreira |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Fábio Alexandre Silva |
Primeiro Coorientador: | Souza, Anderson Alves de |
Resumo: | Nesta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico-interpretativo, levando-se em consideração a necessidade de educação social para as crianças, propõe-se uma análise do livro infantil AMORAS, de Emicida, partindo de três teorias para uma conclusão que visa uní-las de maneira complementar; a Linguística Sistêmico Funcional, abordagem funcionalista da linguagem desenvolvida por Halliday e Matthiessen (2004), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006); e a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (1995). A partir de tais teorias, pretende-se atingir o objetivo principal: investigar como questões identitárias são tratadas a partir da centralidade da raça no livro AMORAS, de Emicida. E se pretende chegar a tal objetivo através dos seguintes objetivos específicos: descrever as representações verbais e imagéticas sobre raça e suas intersecções com outros marcadores sociais da diferença; discutir as práticas discursivas e sociais reveladas no discurso multimodal; avaliar em que medida essas questões identitárias tratadas no livro AMORAS apontam para o potencial papel da literatura infantil na superação de relações assimétricas de poder. |
Abstract: | In this qualitative research of bibliographical interpretative nature, considering the need for children’s social education, it is proposed an analysis of the children's book AMORAS, by Emicida, based on three complementary theories; the Systemic Functional Linguistics, functionalist approach to language developed by Halliday e Matthiessen (2004), the Grammar of Visual Design, by Kress and van Leeuwen (2006), and the Critical Discourse Analysis of Fairclough (1995). Based on these theories, we intend to achieve the main goal of investigating how identity issues are addressed through the centrality of race in the book AMORAS, by Emicida. And we intend to reach this goal through the following specific objectives: Describe the verbal and imagetic representations of race and its intersections with other social markers of difference; Discuss the discursive and social practices revealed in multimodal discourse; Evaluate to what extent these identity issues addressed in the book AMORAS point to the potential role of children's literature in overcoming asymmetrical power relations. |
Palavras-chave: | Linguística - Raça Linguística sistêmico funcional Discurso - Análise crítica Gramática - Design visual Race Sistemic funcional linguistics Critical discourse analysis Grammar of visual design |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923 |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons