Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3092
Tipo: TCC
Título: Letramento digital e o uso da tecnologia: formação docente para/na mediação do conhecimento sistemático de língua materna
Autor(es): Moreira, Ana Coely Mendes
Primeiro Orientador: Matos, Denilson Pereira de
Resumo: Esta monografia, intitulada Letramento Digital e o uso da Tecnologia: Formação Docente para/na mediação do conhecimento sistemático de língua materna, visa apresentar algumas reflexões teóricas sobre o ensino institucionalizado de língua materna sob a óptica do letramento digital, destacando a inserção do uso das tecnologias nas aulas de língua portuguesa. Haja vista que, as modernas teorias acerca da aprendizagem, já reconhecem a importância das experiências extraescolar do aluno para a amplitude do seu letramento. Deste modo, é a escola, em especial o professor de língua materna, que possui a função de possibilitar ao aluno condições para que ele desenvolva cada vez mais as habilidades de leitura e de escrita, as quais se cernem em situações sociais concretas. O interesse para realização desse trabalho partiu da participação no projeto “Letramento: teoria e prática na formação do professor cidadão”, da qual selecionamos parte do corpus a ser analisado. Como aporte teórico, estudamos autores como Bagno (2002), Tomé (2012), Soares (1998), Matos (2010, 2012), entre outros, cujas concepções de letramento e a função do ensino de língua materna são vistas sempre em virtude de práticas sociais. Neste trabalho, apresentaremos o letramento digital discutindo sobre sua relevância para o processo ensino/aprendizagem, a partir das observações dos discentes da graduação em Letras/Português da UFPB e de alunos da educação básica de instituições públicas e privadas da cidade de João Pessoa/PB. De modo a identificar as lacunas presentes entre a formação e a prática docente pela ausência do conhecimento sobre o letramento, com enfoque na utilização dos materiais tecnológicos e/ou espaços digitais como auxiliadores para aprendizagem. Neste sentido, acreditamos que o professor de língua materna, dependendo do modo como utiliza as tecnologias, influenciará ou não seu aluno a construir/ampliar seus diversos tipos de letramento(s), em especial os relacionados ao contínuo desenvolvimento de suas habilidades de leitura e de escrita mediante o intensivo uso dos aparelhos tecnológicos e da participação em ambientes virtuais.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Língua materna
Aulas de Língua Portuguesa -Uso das tecnologias
Letramento digital
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3092
Data do documento: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMM28082013.pdf800,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons