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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30974
Tipo: | Dissertação |
Título: | Cultura digital na administração pública : o trabalho remoto e as novas competências para procedimentos de negociações e compras do IFPB João Pessoa |
Autor(es): | Andrade, Állysson Albuquerque |
Primeiro Orientador: | Satur, Roberto Vilmar |
Resumo: | As organizações públicas, em tempos de cultura digital, precisam se atualizar em todos os níveis e atividades e isso se alcança mediante o gerenciamento informacional e a estruturação de uma organização aprendente, através dos modelos existentes e aplicáveis de competência digital e de informação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, desempenha importância estratégica nas regiões onde possui um campus, do litoral ao sertão do estado, uma vez que além de ofertar cursos que promovem o desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico, desenvolve projetos capazes de transformar a sociedade. Pela relevância dos serviços ofertados, faz-se necessário manter um bom gerenciamento dos procedimentos de contratações do Instituto, já que a eficácia destes irão garantir a continuidade dos serviços prestados e servir como parâmetros para o planejamento das contratações futuras. O gestor de compras públicas é a figura responsável pela instrução procedimental das contratações, enfrentando inúmeros desafios em suas atividades e buscando se adequar à nova forma de trabalho remoto. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender como o trabalho remoto e as novas competências necessárias para procedimentos de negociações e compras do IFPB, em tempos de cultura digital na Administração Pública, alteraram o proceder profissional e organizacional obrigando estes a terem novos aprendizados. Para isso, contextualiza-se o tema abordado a partir das teorias sobre gestão do conhecimento, competência em informação e organizações aprendentes, além da legislação aplicável aos procedimentos de compras públicas. A metodologia proposta para este estudo, quanto aos meios, será bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com a utilização de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, aplicado ao grupo de gestores de compras e licitações do IFPB. A partir de uma análise qualitativa-quantitativa, os dados foram analisados conforme o método Servqual. Os resultados da pesquisa apontaram necessidades de conhecimento, informação e tecnologia no proceder das compras e os gargalos evidenciados serviram como alerta para a necessidade de um modelo ou manual de procedimentos do gerenciamento informacional de compras públicas para o IFPB e esta proposição está presente nesse trabalho como o produto entregue ao instituto. As principais conclusões são de que o gestor de compras públicas que atua no IFPB é um profissional proativo, dinâmico e competente, que sendo capacitado de forma contínua e tendo segurança e suporte nas suas atividades, conseguirá desenvolver ainda mais a sua competência em informação, não será mais apenas um usuário da informação, mas um profissional do conhecimento. Sugerimos que estudos futuros possam trabalhar em um modelo específico de competência em informação para gestores de compras públicas, que o manual seja aproveitado e disseminado em toda a Instituição e que sejam realizadas pesquisas que possam avaliar a percepção dos gestores antes e após o uso do manual e da uniformização dos procedimentos. |
Abstract: | Public organizations, in times of cybeculture, need to update themselves at all levels and activities and this is achieved through information management and the structuring of a learning organization, through existing and applicable models of digital and information competence. The Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba – IFPB, plays a strategic importance in the regions where it has a campus, from the coast to the backlands of the state, since in addition to offering courses that promote professional, technological and humanistic development, it develops projects capable of transforming a society. Due to the relevance of the services offered, it is necessary to maintain good management of the Institute's hiring procedures, as their effectiveness will guarantee the continuity of the services provided and serve as parameters for planning future hiring. The public procurement manager is the person responsible for the procedural instruction of contracts, facing numerous challenges in their activities and seeking to adapt to the new form of remote work. From this perspective, this study aims to understand how remote work and the new skills necessary for IFPB's negotiation and purchasing procedures, in times of digital culture in Public Administration, have changed the professional and organizational procedure, forcing them to learn new things. To this end, the topic addressed is contextualized based on theories on knowledge management, information competence and learning organizations, in addition to the legislation applicable to public procurement procedures. The methodology proposed for this study, in terms of means, will be bibliographic and field. As for the purposes, the research has an exploratory and descriptive nature, using a case study. Data collection was carried out through a questionnaire, applied to the group of IFPB purchasing and bidding managers. From a qualitative-quantitative analysis, the data were analyzed according to the Servqual method. The research results highlighted the need for knowledge, information and technology in the purchasing process and the bottlenecks highlighted served as an alert to the need for a model or manual of procedures for the informational management of public purchases for the IFPB and this proposition is present in this work as the product delivered to the institute. The main conclusions are that the public purchasing manager who works at IFPB is a proactive, dynamic and competent professional, who, being continuously trained and having security and support in his activities, will be able to further develop his information competence, not he will no longer be just a user of information, but a knowledge professional. We suggest that future studies can work on a specific model of information competence for public procurement managers, that the manual be used and disseminated throughout the Institution and that research be carried out that can evaluate the perception of managers before and after using the manual and the standardization of procedures. |
Palavras-chave: | Compras públicas Cultura digital Competência em informação IFPB - Instituto Federal da Paraíba Public purchases Information literacy Cyberculture Public administration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30974 |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
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