Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3098
Tipo: TCC
Título: A educação a serviço do capital: um estudo sobre os princípios do movimento de educação para todos
Resumo: A humanidade vive hoje, um estado de desenvolvimento jamais visto ou imaginado. As forças produtivas, a alta tecnologia, os avanços da ciência, dentre outras coisas, eclodem na sensação de que o mundo jamais viverá momento semelhante e que é no Capitalismo que devemos prosseguir. Porém, o Capital cobra caro seu preço de desenvolvimento, afetando a subjetividade, a individualidade e a liberdade do indivíduo que, resumido a mercadoria, atende somente ao que seria necessário para esse amplo desenvolvimento. A educação surge, neste contexto, como caminho ideologicamente conservador e de perpetuação dessa lógica capitalista. A década de 90 é marcada pelo início do ―Movimento de Educação Para Todos‖, que consiste em protoformas e agendas com metas e resultados a serem ―sugados‖ dos países periféricos, a fim de preparar a mão de obra tão necessária ao engendramento capitalista. Tal ganância também se enquadra no que Mészáros chama de ―crise estrutural‖ do capital e eclode nas instituições escolares que, por serem ―doutrinadas‖ pelas agencias mundiais predatórias do capitalismo, reproduzem o discurso conservador de manobra. Neste sentido, nossa pesquisa buscou atrelar a crise estrutural do capital, utilizando autores como Mészáros, Braz e Netto e Lessa, às revoluções educacionais do século XX, na perspectiva marxista, buscando, sobretudo em Tonet, Jimenez, Freres e Gomes, as premissas necessárias para esta caminhada teórico-bibliográfica. Para o procedimento, analisamos os principais documentos oriundos das diversas conferências educacionais, tais como a Conferência de Nova Delhi, em 2000, a Conferência de Educação Para Todos, em 1990, dentre outros.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Educação
Movimento de educação para todos
Emancipação humana
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3098
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAD17022014.pdf568,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons