Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3099
metadata.dc.type: TCC
Title: A problematização do bullying no conto “a caolha” de Júlia Lopes de Almeida
metadata.dc.creator: Silva, Elaine Pessoa Guedes da
metadata.dc.contributor.advisor1: Segabinazi, Daniela Maria
metadata.dc.description.resumo: O conto “A caolha”, de Júlia Lopes de Almeida, foi selecionado para ser trabalhado no sentido de mostrar a presença do tema bullying na literatura, de maneira que possamos proporcionar meios para refletir, discutir e desconstruir, através da literatura, a violência atualmente denominada de bulllying. No passado, essa violência era resumida apenas a uma agressão moral ou agressão física, ou ainda também, como um desentendimento sem consequência futuras; no presente, essa violência ficou conhecida e divulgada por uma palavra inglesa denominada bullying, que se tornou habitual o uso, e que tomou outras proporções no sentido de prevenir e combater esse tipo de violência. Esta pesquisa tem como objetivo, partindo do conceito da violência denominada bullying, apontar pistas para uma discussão sobre esse tipo de violência, de maneira que possamos despertar através do conto, a aproximação do leitor com a realidade do mundo, com o intuito de aprimorar a capacidade de refletir, analisar e de se posicionar de maneira crítica e consciente. O tema em questão revelará de forma explícita e implícita as causas e consequências dessa violência existente, principalmente nas escolas, que tanto mal tem causado ao público infanto-juvenil, interferindo na autoestima e prejudicando no desenvolvimento social. A pesquisa será estruturada em três capítulos, no primeiro dissertaremos sobre as transformações da literatura desde a década de 60 até o surgimento da literatura contemporânea ocorrida no Brasil. Ainda neste primeiro capítulo abordaremos o tema bullying, entre tantos outros existentes na literatura contemporânea, apresentando conceitos, causas e consequências, como também sua repercussão nos vários meios de comunicação. No segundo relataremos vida, obra e crítica literária da autora Júlia Lopes de Almeida, escritora do conto “A caolha”, conto selecionado para ser objeto de estudo desta pesquisa; apresentaremos também o resumo do conto para posterior análise. No terceiro e último capítulo realizaremos a análise da obra literária “A caolha” apontando as possíveis relações com a violência denominada de bullying, com a pretensão de induzir a reflexão e a criticidade diante do tema apresentado. O método que utilizaremos para avaliar a obra, será o da contextualização presentificadora, onde segundo Rildo Cosson (2006) “o professor a utiliza para despertar o interesse do aluno pela obra, chamando sua atenção para o tema e as relações dele com o presente”. Apresentaremos assim, a obra produzida no início do século XIX, e mostraremos sua importância no contexto atual, mediante o tema abordado. Trabalharemos com a leitura literária, e assim, demonstraremos dessa forma, refletir sobre as conexões entre diferentes aspectos de um tema, e buscando promover também de forma dinâmica e atraente, uma integração entre a obra literária e a realidade do leitor.
Abstract: Not available.
Keywords: Literatura infanto-juvenil
Bullyng
Criticidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3099
Issue Date: 17-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPGS17022014.pdf435,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons