Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31024
Tipo: TCC
Título: O uso de jogos no auxílio do ensino de média, moda e mediana em uma turma do 7º ano da rede particular de Santa Rita, PB
Autor(es): Barbosa, Iago Duarte
Primeiro Orientador: Varella, Vinícius Martins
Resumo: O presente estudo foca na eficácia do uso de jogos educativos para ensinar os conceitos de média, mediana e moda no contexto da Estatística, especialmente para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar o uso do recurso didático jogo para consolidar o conteúdo de média, mediana e moda em turmas do 7º ano do ensino fundamental. Dessa forma, optou-se por utilizar jogos como ferramenta didática devido à capacidade de promover interação social, desenvolvimento de estratégias e aplicabilidade dos conceitos na prática. Com base nisso, apresentamos conceitos sobre a importância de ser alfabetizado em estatística e como esses conceitos lembram a ideia de que os jogos de estratégia podem contribuir de maneira semelhante para essa alfabetização estatística. Para isso podemos citar os seguintes teóricos utilizados para embasar a nossa pesquisa: Gal (2002), Grando (2015), Corbalán (1996), Groth (2006), entre outros que vistos ao decorrer do texto. O trabalho trata-se de uma pesquisa básica, dividida em dois objetivos específicos: i) Apontar os benefícios de usar jogos para consolidação dos conteúdos de Medidas de Tendência central; ii) Apontar o que os alunos acham sobre o uso de jogos no ensino de matemática. Assim, este estudo apresentou os relatos sobre a eficácia do jogo como suporte na prática em sala de aula, indicando que os alunos demonstram uma boa compreensão dos conceitos, trabalhando em equipe para resolver questões mais desafiadoras. Além disso, como eles expressam entusiasmo pelo uso dos jogos no ensino de matemática, sugerindo que essa abordagem pode ser uma ferramenta eficaz para engajar alunos com diferentes níveis de habilidade.
Abstract: Não consta.
Palavras-chave: Jogos educativos - Matemática
Estatística
Medidas de tendência central
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Matemática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31024
Data do documento: 6-Mai-2023
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IDB24072024.pdf691 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.