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metadata.dc.type: TCC
Title: Os multissistemas da oralidade e a aquisição do gênero relato de experiência
metadata.dc.creator: Andrade, Juliana Araújo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Brito, Evangelina Maria
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva refletir sobre a função dos multissistemas da oralidade na construção do gênero relato de experiência pelo infante que está em processo de aquisição da linguagem. A necessidade de incorporação do ensino do oral nas escolas desde o período de alfabetização infantil tem sido ressaltada por pesquisas que comprovam a valorização da escrita em sala de aula. Mesmo assim, para muitos professores, o trabalho com os gêneros orais parece ainda ser novidade. Portanto, é preciso, primeiramente, voltar-se para um movimento de conhecimento deste objeto de ensino. Tendo isso em mente e sabendo que a comunicação oral não depende apenas da utilização de meios linguísticos ou prosódicos, pois requer expressão facial, postura, olhar etc., em nossa pesquisa PIBIC “Cenas de aquisição de gêneros orais: um olhar sobre a entrada da criança nos multissistemas da oralidade”, que resultou na elaboração deste trabalho, buscamos contribuir para uma melhor compreensão de todo o processo que cerca o oral, descrevendo, para tanto, a forma pela qual se dá a entrada da criança no gênero relato de experiência, com o objetivo de observar o funcionamento dos multissistemas da oralidade em suas produções orais. Teoricamente, temos como base os textos de Bakhtin (2000); Schneuwly & Dolz (2011); Marcuschi (2008), entre outros. Metodologicamente, analisamos dados de corpus do gênero relato de experiência, coletados com crianças de 2 a 4 anos em ambientes doméstico e escolar, que foram transcritos e analisados no Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE) da UFPB. As análises mostram que a criança adquire a oralidade em consonância com os referidos multissistemas e que, gradativamente, vai integrando-os para uma melhor expressão da língua falada.
Abstract: This work aims to reflect about the function of the multi-systems of oral language on the construction of genre Experience Report by child who is in process of language acquisition. The need to incorporate the oral language‟s teaching in schools from the period of childhood literacy has been emphasized by researches that prove the writing‟s valorization in the classroom. Even so, for many teachers, working with oral genres still seems to be something new. Therefore, it is necessary, first, to turn to a movement of knowledge of this teaching‟s object. With this in mind and knowing that the oral communication depends not only on the use of linguistic or prosodic resources because it requires facial expression, posture, look etc., in our research PIBIC "Oral genres‟ acquisition‟s scenes: A look at the entry of the child into the orality‟s multi-systems", which resulted in the elaboration of this work, we seek to contribute to a better understanding of the entire process surrounding the oral language, describing, for both, the way it gives the entry of the child in the genre Experience Report aiming to observe the operation of the multi-systems of oral language in their oral productions. Theoretically, we have as a base the writings of Bakhtin (2000); Schneuwly & Dolz (2011); Marcuschi (2008), among others. Methodologically, we analyzed data from the Experience Report genre‟s corpus collected with children aged 2 to 4 years in school and domestic environments which were transcribed and analyzed in the UFPB‟s Laboratory of Acquisition of Speech and Writing (LAFE). The analyzes show that children acquire orality in consonance with said multi-systems and gradually will integrate them for a better expression of oral language.
Keywords: Oralidade - multissistemas
Aquisição da língua falada
Gênero relato de experiência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3103
Issue Date: 17-Feb-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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