Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3104
Tipo: TCC
Título: O estudo da literatura no ensino médio
Autor(es): Silva, Jackeline Anne Santos da
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: Esta monografia estuda a presença de uma crise no ensino da literatura, algo bastante visível no âmbito escolar e que pode ser interpretada de várias maneiras. Numa acepção mais ampla, significa falta de leitura pelo fato dos alunos não gostarem de ler. Por outro lado denuncia-se a falta de eficiência do professor de literatura no seu papel de estimulador do ato de ler, visto que compete hoje ao ensino da literatura a responsabilidade pela formação do aluno leitor. Outro foco importante para este trabalho foi levantar as representações da literatura como patrimônio cultural da humanidade, disciplina transdisciplinar, processo de humanização etc., na intenção de saber quais funções têm a literatura como disciplina, ao ganhar sua especificidade no ensino médio. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar como vem sendo orientado o ensino da literatura como disciplina, no intuito, de rever as práticas e as propostas de ensino que giram em torno do sistema educacional brasileiro. Perante tal objetivo, tornaram fazerem-se os seguintes questionamentos: Como vem sendo ministrado o ensino da literatura nas escolas? Qual visão sobre as funções da literatura norteiam o trabalho do professor no ensino médio? O que os denominados orientadores curriculares podem trazer de contribuição para o ensino da literatura no ensino médio?Por que ensino da Literatura vem sofrendo uma crise nos dias atuais? Através destes pontos foram escritos três capítulos abrangendo algumas análises e reflexões. Na intenção de se obter melhor clareza na discussão deste tema, este estudo foi pautado junto à colaboração de alguns professores que atuam na área da literatura no ensino médio de uma escola pública de nossa cidade por intermédio de uma entrevista, da análise dos documentos oficiais que orientam o ensino da literatura no ensino médio e da contribuição de diversos autores que atuam no campo desses estudos.
Abstract: This monograph studies the presence of a crisis in the teaching of literature, something very visible in the school and can be interpreted in several ways. In a broader sense, it means lack of reading by the fact that the students do not like to read. Moreover denounces the lack of efficiency of the literature teacher in their role of stimulating the act of reading, as it competes today the teaching of literature responsibility for the education of the student reader. Another important focus for this work was to identify the representations of literature as cultural heritage of humanity, transdisciplinary discipline, and etc. humanization process. Intending to find out which features have the literature as a discipline , to gain their specificity in high school .Thus the present study aimed to analyze how we are oriented teaching of literature as a discipline , in order , to review the practices and teaching proposals that revolve around the Brazilian educational system . Given this goal, became making themselves the following questions: How has been the teaching of literature taught in schools? What insight into the functions of literature guiding the work of the teacher in high school? What denominated guiding curriculum can bring a contribution to the teaching of literature in high school, why teaching literature has suffered a crisis today? Through these points were written three chapters covering some analysis and reflections. The intention of obtaining better clarity in the discussion of this topic, this study was guided by the collaboration of some teachers who work in the area of literature in high school from a public school in our city through an interview, analysis of official documents guide the teaching of literature in high school and the contribution of several authors working in the field of these studies.
Palavras-chave: Literatura
Ensino
Orientações Curriculares Nacionais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3104
Data do documento: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JASS28082013.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons