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metadata.dc.type: TCC
Title: Um olhar sobre a entrada da criança no gênero exposição oral e nos multissistemas da oralidade
metadata.dc.creator: Galdino, Jebson da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Faria, Evangelina Maria Brito de
metadata.dc.description.resumo: As modalidades da língua caracterizam-se como multissistêmicas, ou seja, utilizam múltiplas linguagens, por exemplo, a oralidade serve-se da gestualidade, mímica, prosódia etc., e a escrita serve-se da cor, tamanho, forma das letras e dos símbolos, como também de elementos logográficos, icônicos e pictóricos, entre outros, para fins expressivos. Diante disso, este trabalho tem por propósito descrever a entrada da criança no gênero exposição oral, observando funções dos multissistemas da oralidade, isto é, direcionando nosso interesse para a análise dos multissistemas já presentes neste gênero em crianças em aquisição. Teoricamente nos apoiamos em estudos interacionistas, dentre os quais ressaltamos: Bakhtin (1997), Tomasello (2003), Vygotsky (1998) Marcuschi (2001) (2003) (2008), Schneuwly e Dolz (2004). Metodologicamente, selecionamos e analisamos oito filmagens que contêm dados de crianças entre três e quatro anos de idade, coletados por mecanismo de áudio e vídeo em sala de aula da pré-escola e em ambientes domésticos, transcritos e armazenados no banco de dados do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita da (UFPB). As análises evidenciam que, em todas as crianças pesquisadas, os elementos linguísticos, paralinguísticos e não verbais estão presentes, mostrando que os multissistemas da oralidade estão integrados e são adquiridos conjuntamente como uma só matriz, precisando apenas, serem mais bem trabalhados para um domínio maior das habilidades orais.
Abstract: The language modalities are characterized as multisystemic, other words, use multiple languages, for example, orality makes use of gestures, mime, prosody, etc., and the writing makes use of color, size, shape of letters and symbols as well as logographic elements, iconic and pictorial, among others, for expressive purposes. Given that, this research has as purpose to describe the child’s entry in the genre oral exposition, observing multi-system functions of orality, in other words, directing our interest for the analysis of multi-system already present in this genre in child in acquisition. Theoretically we support on interactionist studies, among which we highlighted: Bakhtin (1997), Tomasselo (2003), Vygotsky (1996), Marcuschi (2001) (2003) (2008), Schneuwly and Dolz (2004). Methodologically, we selected and analyzed eight filming containing data of children between three and four years old, collected by audio and video mechanism in classroom of preschool and in domestic ambient, transcribed and stored in the databases of the Laboratory of Speech and Writing acquisition from (UFPB). The analyses evidenced that, in all children, linguistic elements, paralinguistic and nonverbal are present, showing that multi-system of orality are integrated and acquired as only one matrix, needing just, be better worked for a larger domain of oral abilities.
Keywords: Aquisição da linguagem
Multissistemas da oralidade
Gênero exposição oral
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3108
Issue Date: 28-Aug-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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