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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31094
Tipo: TCC
Título: Giros da memória : escrevivências de uma mulher negra artista e docente da Dança.
Título(s) alternativo(s): Memory turns: writings of a black woman, artist and dance teacher.
Autor(es): Silva, Juliana Lima da
Primeiro Orientador: Moraes, Líria de Araújo
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido com base nas proposições da autora Conceição Evaristo sobre Escrevivência, a escrita da vivência da mulher negra. Nesse contexto, essa escrevivência dançante desdobra-se a partir de minhas vivências como mulher negra periférica do Nordeste do Brasil, artista e docente da Dança. Assim, esta pesquisa atravessa os territórios de Chã de Bebedouro, Maceió-AL, João Pessoa e a Universidade Federal da Paraíba, compartilhando aprendizados sobre o coco Alagoano e componentes curriculares do curso de Licenciatura em Dança que contribuíram para uma formação afrocentrada, além de uma prática pedagógica na Organização de Sociedade Civil Casa Pequeno Davi. Ao resgatar memórias e vivências transmitidas pela minha ancestralidade, esse trabalho destaca a importância de valorizar e preservar as tradições culturais e identidades ancestrais. Contribui para uma educação antirracista e inclusiva, promovendo o autoconhecimento e a valorização das diversidades culturais através do Ensino da Dança.
Abstract: This course conclusion work was developed based on the author Conceição Evaristo's propositions about Escrevivência, the writing of the black woman's experience. In this context, this dancing writing unfolds from my experiences as aperipheral black woman from the Northeast of Brazil, artist and dance teacher. Thus, this research crosses the territories of Chã de Bebedouro, Maceió-AL, João Pessoa and the Federal University of Paraíba, sharing learning about the coco Alagoano and curricular components of the Dance Degree course that contributed to an Afro-centered training, in addition to a pedagogical practice at the Civil Society Organization Casa Pequeno Davi. By rescuing memories and experiences transmitted by my ancestry, this work highlights the importance of valuing and preserving cultural traditions and ancestral identities. It contributes to anti-racist and inclusive education, promoting self-knowledge and the appreciation of cultural diversities through Dance Teaching.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Dança - Memória e ancestralidade
Dança - Identidade
Ensino da dança
Educação antirracista - Dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31094
Data do documento: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

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