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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31234
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aprendizagem ao longo da vida e empreendedorismo depois dos 50 anos : uma análise de empreendedores paraibanos no contexto pós-pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Lira, Dayane da Conceicao |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 instaurou uma onda de incerteza na sociedade no que tange à economia brasileira, visto que a pandemia gerou uma brusca interrupção das atividades econômicas, gerando uma forte retração da economia (RODRIGUES E GUIMARAES JUNIOR, 2021). Com uma elevada taxa de desemprego, a saída encontrada por muitas pessoas foi apostar no empreendedorismo. Diante do cenário de desemprego, o público acima de 50 anos encontrou o momento certo para empreender; alguns em busca realizar seus sonhos e ser dono de seu próprio negócio e outros por necessidade. Sabendo que as discussões sobre formação, emprego e desemprego têm ocupado um lugar de destaque na agenda internacional. Nesse sentido, é notório que estamos sempre passando por momentos de aprendizagem ao longo da vida, aprendendo em todos os contextos escola, faculdade, trabalho, interações sociais no mundo em geral (SITOE, 2006). A aprendizagem ao longo da vida é um conceito bastante utilizado atualmente no meio profissional, ainda que não possua uma definição concreta, conforme Alheit e Dausien (2006). Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender as práticas de aprendizagem ao longo da vida que estão sendo desenvolvidas por empreendedores paraibanos acima de 50 anos para desenvolver as competências necessárias para seguir empreendendo na pós-pandemia da COVID-19. No tocante à metodologia esta foi uma pesquisa com abordagem caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de história oral e a análise de dados por intermédio da análise dos discursos. Foi percebido que, existe um vínculo direto entre os quatros pilares fundamentais do aprendizado ao longo da vida com a teoria apresentada por Rabaglio (2004) apud Lengler e Dalmau (2016), que trata das competências como o agrupamento do CHA: conhecimento, habilidade e atitude. Aprender, reaprender, se reconhecer aprendente ao longo da vida foram algumas das evidências expostas pelos sujeitos objeto de estudo dessa pesquisa. Ademais, identificou-se que os aspectos relacionados às competências comportamentais são os fatores que mais demandam esforço de aquisição, mas agregam alto resultado para todos os envolvidos na pesquisa no campo do empreendedorismo. A pesquisa traz subsídios para pesquisadores, professores, gestores e sobretudo para empreendedores e futuros empreendedores, a terem uma melhor compreensão à cerca das práticas empreendedoras que geram competências necessárias para permanecer empreendendo em um contexto de crise e adversidade, tal como apresentou como os quatro pilares do aprendizado ao longo da vida demonstram como a educação engloba muito mais do que o senso comum imagina, corroborando assim com o objetivo da UNESCO. |
Abstract: | The COVID-19 pandemic has created a wave of uncertainty in society with regard to the Brazilian economy, since the pandemic has brought a sudden halt to economic activities, generating a sharp downturn in the economy (RODRIGUES E GUIMARAES JUNIOR, 2021). With a high unemployment rate, the solution found by many people was to bet on entrepreneurship. Faced with the unemployment scenario, the over-50s have found the right time to become entrepreneurs; some in search of fulfilling their dreams and owning their own business and others out of necessity. We know that discussions on training, employment and unemployment are high on the international agenda. In this sense, it is notorious that we are always going through moments of lifelong learning, learning in all contexts: school, college, work, social interactions in the world in general (SITOE, 2006). Lifelong learning is a concept that is currently widely used in professional circles, although it does not have a concrete definition, according to Alheit and Dausien (2006). In this context, the aim of this research was to understand the lifelong learning practices being developed by Paraíba entrepreneurs over the age of 50 to develop the skills needed to continue undertaking in the aftermath of the COVID- 19 pandemic. In terms of methodology, this was a qualitative study, with data collected through oral history and analyzed through discourse analysis. It was noted that there is a direct link between the four fundamental pillars of lifelong learning and the theory presented by Rabaglio (2004) apud Lengler and Dalmau (2016), which deals with competencies as the grouping of CHA: knowledge, skill and attitude. Learning, relearning, recognizing oneself as a lifelong learner were some of the evidences exposed by the subjects of this study. In addition, it was identified that the aspects related to behavioral competencies are the factors that require the most effort to acquire, but add high results for all those involved in research in the field of entrepreneurship. The research provides support for researchers, teachers, managers and, above all, for entrepreneurs and future entrepreneurs, to have a better understanding of the entrepreneurial practices that generate the skills needed to remain entrepreneurial in a context of crisis and adversity, as well as showing how the four pillars of lifelong learning demonstrate how education encompasses much more than common sense imagines, thus corroborating UNESCO's objective. |
Palavras-chave: | Gestão nas organizações Aprendizagem ao longo da vida Competências Empreendedorismo Learning Lifelong learning Competencies Entrepreneurship. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31234 |
Data do documento: | 23-Mai-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
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