Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31261
Tipo: | TCC |
Título: | Atendimento psicopedagógico do CAPPE: um estudo sobre as ações realizadas com os universitários |
Autor(es): | Holanda, Beatriz Meireles Waked de |
Primeiro Orientador: | Escarião, Andréia Dutra |
Resumo: | O presente trabalho teve como motivação as experiências vividas no projeto de extensão, denominado Apoio Psicopedagógico e Ações de Cuidado aos Estudantes: Uma atuação do CAPpE (Centro de Apoio Psicopedagógico ao Estudante) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Com isso, o objetivo geral deste estudo é analisar os impactos do atendimento psicopedagógico oferecido pelo CAPpE no Ensino Superior. Especificamente, objetivou-se: (1) Identificar as ações do atendimento psicopedagógico nos aspectos acadêmicos, emocionais e sociais dos estudantes, (2) Averiguar a eficácia das ações do projeto e (3) Propor estudos para a contribuição da expansão do conhecimento acerca do atendimento psicopedagógico voltado aos universitários. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, empregando tanto análise quantitativa quanto qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários clínicos estruturados pelo CAPpE e enviados aos seis participantes de forma online. Para análise dos dados qualitativos, utilizou-se as técnicas de Análise de Conteúdo, para a análise quantitativa, foi utilizado a estatística descritiva. Esse processo envolveu o levantamento e a quantificação dos pontos que cada paciente alcançou nas questões do formulário e foram feitas tabelas da evolução de cada paciente com as escalas presentes no formulário. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que de forma satisfatória, foi observado o avanço dos estudantes atendidos no projeto, em seus diversos aspectos, tanto acadêmicos, quanto comportamentais. Com isso, considera-se que essas medidas poderiam contribuir para uma coleta de dados mais robusta e uma análise mais abrangente, a fim de proporcionar uma compreensão mais sólida dos fenômenos investigados. |
Abstract: | The present work was motivated by the experiences lived in the extension project, called Psychopedagogical Support and Student Care Actions: An Action by CAPpE (Psychopedagogical Student Support Center) of the Federal University of Paraíba (UFPB). Therefore, the general objective of this study is to analyze the impacts of the psycho-pedagogical service offered by CAPpE in Higher Education. Specifically, the objectives were: (1) to Identify the actions of psychopedagogical care in the academic, emotional, and social aspects of students, (2) to Investigate the effectiveness of the project's actions, and (3) to Propose studies to contribute to the expansion of knowledge about the psychopedagogical assistance addressed at the university students. The methodology was characterized as descriptive and exploratory research, employing both quantitative and qualitative analysis. As data collection instruments, two clinical questionnaires structured by CAPpE were used and sent to the six participants online. For analysis of qualitative data, Content Analysis techniques were used, for quantitative analysis, descriptive statistics were used. This process involved surveying and quantifying the points that each patient achieved in the questions on the form, and tables were made of each patient's evolution with the scales present on the form. The results obtained in this study demonstrated that the progress of the students assisted in the project was observed in a satisfactory manner, in its various aspects, both academic and behavioral. Therefore, it is considered that these measures could contribute to more robust data collection and a more comprehensive analysis, in order to provide a more solid understanding of the phenomena investigated. |
Palavras-chave: | Apoio psicopedagógico Ensino superior Vivências acadêmicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31261 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BMWH29072024.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons