Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3129
metadata.dc.type: TCC
Title: A leitura na sala de aula: instrumento para ascensão escolar e inserção social
metadata.dc.creator: Sá, Jullyana Queiroz de Aragão.
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Eneida Martins de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa é resultado de uma análise de dados realizada por ocasião da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, cuja problemática centrou-se em verificar a influência da prática de leitura em sala de aula. A leitura é uma prática fundamental para a aprendizagem, a ascensão escolar e inserção social. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva-se em: a) analisar os efeitos da leitura na vida escolar e social do jovem do primeiro ano do Ensino Médio, através da aplicação de aulas de intervenção e de um questionário subjetivo, durante o Estágio Supervisionado VII e b) observar quais contribuições para uma prática de leitura eficaz, a sequência expandida sugerida por Cosson (2012), apresentaria. Como procedimentos metodológicos primeiro utilizamos a pesquisa documental no que dizem Zilberman (1988), Kock (2014) e Martins (2005) acerca das concepções de leitura; Geraldi (2011, 5.ed.) e Antunes (2003) a respeito da importância da prática de leitura em sala de aula e em segundo a pesquisa de campo com aplicação de atividades de leitura e produção textual em uma turma de Ensino Médio (primeiro ano) de uma escola pública da cidade de João Pessoa durante a intervenção do Estágio supervisionado VII. O resultado da intervenção nos leva a afirmar que foram alcançados os objetivos propostos neste instrumento de pesquisa.
Abstract: This research is the results of an analysis of data held on the occasion of the drafting of an Graduation Conclusive Essay, which problematic is centered on verifying the influence of the reading practice in the classroom. Reading is a fundamental practice for learning, scholarship rise and social intersection. In this sense, the present work aims at: a) analyze the effects of reading in school and social life of the young of the first year of high school, through the application of intervention and lessons of a subjective questionnaire, during the 7th Supervised Stage and b) observe which contributions to effective reading practice, expanded sequence suggested by Cosson (2012), would present. How we use the first methodological procedures documentary research in who say Zilberman (1988), Kock (2014) and Martins (2005) about the conceptions of reading; Geraldi (2011, 5. ed.) and Antunes (2003) regarding the importance of the practice of reading in the classroom and in the field research with application of reading and textual production activities in a high school class (first year) of a public school in the city of João Pessoa during the intervention of the 7th Supervised Stage. The result of the intervention brings us to assert that they were achieved the objectives proposed in this research tool.
Keywords: Leitura - prática - sala de aula
Prática de leitura - sala de aula.
Produção textual
Sequência expandida
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3129
Issue Date: 20-Feb-2015
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JQAS15022015.pdf1.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons