Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31307
Tipo: Dissertação
Título: Novo ensino médio e o currículo de Pernambuco : a vivência do grupo de dança fulôres de palco como resistência e permanência da arte no chão da escola
Autor(es): Pinto, Lílian Kelen Sousa
Primeiro Orientador: Morais, Líria de Araújo
Resumo: Este trabalho trata de uma investigação acerca da permanência da arte e da dança na escola, realizada ao longo do ano de 2022, após 10 anos na Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe, no bairro de Beberibe, zona norte do Recife – PE, tendo como base o trabalho desenvolvido pelo grupo de dança Fulôres de Palco, formado por estudantes da referida unidade escolar. As ideias foram colhidas a partir das aulas de dança ministradas dentro das disciplinas denominadas eletivas, que fazem parte da mudança proposta do Currículo de Pernambuco para o Novo Ensino Médio e que encontram respaldo na BNCC e na Instrução Normativa n.º 003/2021, que esclarece sobre a inserção desta e de outras disciplinas nas escolas da rede pública estadual de ensino do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi participante e com abordagem qualitativa, sendo o próprio Fulôres denominado seu grupo focal como principal instrumento de coleta de dados.
Abstract: This work investigates the permanence of art and dance at the Beberibe High School of reference, in the neighborhood of Beberibe, north of Recife – PE, carried out throughout the year 2022. The starting point is the resistance history of the dance group Fulôres de Palco - which has existed for more than ten years in the Beberibe High School -, this research focused on discovering how the production of a dance show becomes an action of resistance and permanence of art in the school, facing the challenges of the art curricular component for the New High School and the Pernambuco curriculum. Data were collected from dance classes taught within the disciplines called Electives (an environment where the dance group was present at the moment of the NEM implementation), one of the pillars of the New High School and the Pernambuco Curriculum that are supported in the BNCC and Normative Instruction No. 003/2021. That rules the insertion of art and other subjects in public schools in the state of Pernambuco. The research was participative and with a qualitative approach, being group Fulôres the main subject of data collection.
Palavras-chave: Educação
Ensino de arte
Dança na escola
Currículo escolar - Pernambuco
Education
Art teaching
Dance
Pernambuco Curriculum
Creative Process
Resistance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31307
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LílianKelenSousaPinto_Dissert.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LílianKelenSousa_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons