Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31307
Tipo: | Dissertação |
Título: | Novo ensino médio e o currículo de Pernambuco : a vivência do grupo de dança fulôres de palco como resistência e permanência da arte no chão da escola |
Autor(es): | Pinto, Lílian Kelen Sousa |
Primeiro Orientador: | Morais, Líria de Araújo |
Resumo: | Este trabalho trata de uma investigação acerca da permanência da arte e da dança na escola, realizada ao longo do ano de 2022, após 10 anos na Escola de Referência em Ensino Médio de Beberibe, no bairro de Beberibe, zona norte do Recife – PE, tendo como base o trabalho desenvolvido pelo grupo de dança Fulôres de Palco, formado por estudantes da referida unidade escolar. As ideias foram colhidas a partir das aulas de dança ministradas dentro das disciplinas denominadas eletivas, que fazem parte da mudança proposta do Currículo de Pernambuco para o Novo Ensino Médio e que encontram respaldo na BNCC e na Instrução Normativa n.º 003/2021, que esclarece sobre a inserção desta e de outras disciplinas nas escolas da rede pública estadual de ensino do Estado de Pernambuco. A pesquisa foi participante e com abordagem qualitativa, sendo o próprio Fulôres denominado seu grupo focal como principal instrumento de coleta de dados. |
Abstract: | This work investigates the permanence of art and dance at the Beberibe High School of reference, in the neighborhood of Beberibe, north of Recife – PE, carried out throughout the year 2022. The starting point is the resistance history of the dance group Fulôres de Palco - which has existed for more than ten years in the Beberibe High School -, this research focused on discovering how the production of a dance show becomes an action of resistance and permanence of art in the school, facing the challenges of the art curricular component for the New High School and the Pernambuco curriculum. Data were collected from dance classes taught within the disciplines called Electives (an environment where the dance group was present at the moment of the NEM implementation), one of the pillars of the New High School and the Pernambuco Curriculum that are supported in the BNCC and Normative Instruction No. 003/2021. That rules the insertion of art and other subjects in public schools in the state of Pernambuco. The research was participative and with a qualitative approach, being group Fulôres the main subject of data collection. |
Palavras-chave: | Educação Ensino de arte Dança na escola Currículo escolar - Pernambuco Education Art teaching Dance Pernambuco Curriculum Creative Process Resistance |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31307 |
Data do documento: | 23-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LílianKelenSousaPinto_Dissert.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LílianKelenSousa_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf | 2,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons