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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31326
Tipo: | Dissertação |
Título: | Percepção auditiva de crianças com transtorno do espectro autista : criação de um instrumento de avaliação |
Autor(es): | Melo, Adriana Benevides Duarte Leite |
Primeiro Orientador: | Rosa, Marine Raquel Diniz da |
Resumo: | Introdução: O Transtorno do Espectro Autista envolve fatores genéticos, neurológicos e sociais da criança e adolescentes, sendo considerado um transtorno do desenvolvimento, classificado em diferentes níveis de gravidade. A hiperacusia e alteração na percepção auditiva são observadas em indivíduos com este transtorno. A avaliação pode ser realizada por meio de questionários e exames auditivos comportamentais e eletrofisiológicos. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliar a percepção auditiva e hiperacusia em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Método: Essa dissertação divide-se em dois estudos: 1) Revisão integrativa com busca eletrônica nas bases Pubmed/Medline, Scopus, Scielo e LILACS para analisar a literatura científica existente sobre hiperacusia e percepção auditiva em pessoas com Transtorno do Espectro Autista, além dos protocolos utilizados para identificar essas alterações nesta população. Foram incluídos artigos revisados por pares publicados entre 2013 e 2023. A seleção dos artigos e extração dos dados foram realizadas por dois revisores cegos e independentes. As discordâncias foram resolvidas em consenso. A análise dos dados foi feita descritivamente. 2) O segundo foi criar um questionário contendo itens contemplando funções de consciência, funções de orientação e questões auditivas e obter a sua validação com a aplicação em 11 juízes especialistas em fonoaudiologia, com prática clínica na área há mais de 5 anos. A coleta foi realizada por Google Forms. Resultados: 1) Sobre a revisão integrativa, as publicações abordaram avaliação auditiva e avaliação eletrofisiológica com a finalidade de verificar a presença de perda auditiva, hiperacusia, porém os estudos não apresentaram protocolos específicos de avaliação da percepção auditiva em pessoas com TEA, exceto o Questionário de comportamento auditivo ABQ, que não foi encontrado na versão validada em português. 2) O instrumento foi estruturado em 10 itens, contendo aspectos sobre funções de consciência, funções de orientação e questões auditivas. A primeira etapa da validação foi a avaliação dos domínios: comportamental, objetividade, simplicidade, clareza, relevância, precisão e variedade, que foram avaliados por 11 juízes fonoaudiólogos especialistas na área de TEA, segundo os cálculos de Validade de Conteúdo (IVC), Razão de Validade de Conteúdo (RVC) e coeficiente Kappa. O nível de concordância dos juízes foi de 100% nos domínios 1 e 2 (funções de orientação, percepção auditiva) e de 80% no domínio 3 (funções auditivas), indicando que estão adequados. Conclusão: 1) A revisão sugere a importância de desenvolver instrumentos de riscos para hiperacusia e que avaliam a percepção auditiva em pessoas com TEA. 2) O instrumento é capaz de avaliar sensibilidade auditiva, analisar a percepção auditiva em crianças com TEA, direcionando pais e/ou responsáveis e auxiliando a prática clínica dos fonoaudiólogos para um diagnóstico precoce. |
Abstract: | Introduction: Autism Spectrum Disorder involves genetic, neurological and social factors in children and adolescents, being considered a developmental disorder, classified at different levels of severity. Hyperacusis and changes in auditory perception are observed in individuals with this disorder. Assessment can be carried out through questionnaires and behavioral and electrophysiological auditory exams. Objective: To develop an instrument to assess auditory perception and hyperacusis in children with autism spectrum disorder. Method: This dissertation is divided into two studies: 1) Integrative review with electronic search in the Pubmed/Medline, Scopus, Scielo and LILACS databases to analyze the existing scientific literature on hyperacusis and auditory perception in people with autism spectrum disorder, in addition to the protocols used to identify these changes in this audience. Peer-reviewed articles published between 2013 and 2023 were included. Article selection and data extraction were carried out by two blind and independent reviewers. Disagreements were resolved by consensus. Data analysis was performed descriptively. 2) The second was to create a questionnaire containing items covering consciousness functions, orientation functions and auditory questions and obtain its validation by applying it to 11 specialist judges in speech therapy, with clinical practice in the area for more than 5 years. The collection was carried out using Google Forms. Results: 1) Regarding the integrative review, the publications addressed auditory assessment and electrophysiological assessment with the purpose of verifying the presence of hearing loss, hyperacusis, but the studies did not present specific protocols for evaluating auditory perception in people with ASD, except the Questionnaire of ABQ auditory behavior, which was not found in the validated Portuguese version. 2) The instrument was structured into 10 items, containing aspects about consciousness functions, orientation functions and auditory issues. The first stage of validation was the evaluation of the domains: behavioral, objectivity, simplicity, clarity, relevance, precision and variety, which were evaluated by 11 speech therapists’ experts in the area of ASD, according to Content Validity (CVI) calculations, Ratio of Content Validity (CVR) and Kappa coefficient. The judges' level of agreement was 100% in domains 1 and 2 (orientation functions, auditory perception) and 80% in domain 3 (auditory functions), indicating that they are adequate. Conclusion: 1) The review suggests the importance of developing risk instruments for hyperacusis that assess auditory perception in people with ASD. 2) The instrument can evaluate auditory sensitivity, analyzing auditory perception in children with ASD, directing parents and/or guardians and assisting the clinical practice of speech therapists for an early diagnosis. |
Palavras-chave: | Percepção auditiva - Autismo Transtorno do Espectro Autista - TEA Hiperacusia Transtornos da audição Autism spectrum disorder Auditory perception Hyperacusis Hearing disorders Clinical protocols |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31326 |
Data do documento: | 18-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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