Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31330
Tipo: | TCC |
Título: | Motivação para aprender em universitários: uma revisão da literatura |
Autor(es): | Pereira, Thais de França |
Primeiro Orientador: | Escarião, Andréia Dutra |
Resumo: | Atualmente, observa-se uma crescente na taxa de ingressantes no ensino superior, porém não garante automaticamente o seu sucesso acadêmico, havendo numerosos obstáculos ao longo dessa jornada que podem comprometer seu progresso educacional e, entretanto, a motivação é um aspecto importante para a permanência ou evasão dos universitários. Com isso, o objetivo geral deste trabalho foi mapear os estudos científicos publicados sobre o tema e, delineados três objetivos específicos: 1. Apresentar os estudos pertinentes dos últimos dez anos; 2. Identificar o perfil motivacional dos estudantes pesquisados; 3. Apontar quais variáveis foram relacionadas com o tema em cada estudo. Como metodologia, o presente estudo consistiu em uma revisão sistemática da literatura, com amostra de artigos que foi selecionada a partir de buscas nas bases de dados SciELO e no CAPES, entre fevereiro e março de 2024. Na análise de dados, os artigos foram selecionados respeitando-se os critérios de inclusão e exclusão e os estudos escolhidos foram lidos na íntegra com o intuito de identificar as informações principais, de acordo com o tema em questão. Os resultados enriquecem a compreensão da dinâmica complexa entre motivação para aprender no contexto universitário, fornecendo uma base sólida para intervenções e políticas educacionais que visam promover o engajamento e o sucesso dos estudantes no ensino superior. |
Abstract: | Currently, there is an increasing rate of entrants into higher education, but this does not automatically guarantee their academic success, there are numerous obstacles along this journey that can compromise their educational progress and, however, motivation is an important aspect for permanence. or dropout among university students. Therefore, the general objective of this work was to map the scientific studies published on the topic and three specific objectives were outlined: 1. Present the relevant studies from the last ten years; 2. Identify the motivational profile of the researched students; 3. Point out which variables were related to the theme in each study. As a methodology, the present study consisted of a systematic review of the literature, with a sample of articles that was selected from searches in the SciELO and CAPES databases, between February and March 2024. In the data analysis, the articles were selected respecting the inclusion and exclusion criteria and the chosen studies were read in full in order to identify the main information, according to the topic in question. The results enrich the understanding of the complex dynamics between motivation to learn in the university context, providing a solid basis for educational interventions and policies that aim to promote student engagement and success in higher education. |
Palavras-chave: | Ensino superior Motivação Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31330 |
Data do documento: | 30-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TFP29072024.pdf | 447,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons