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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31354
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação do jogo RPG na matemática: uma proposta de discussão no campo aditivo com uso da resolução de problemas para os anos iniciais do ensino fundamental em escola do campo |
Autor(es): | Souza, Fernanda Tavares de |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | A abordagem lúdica na matemática é uma estratégia relevante na educação escolar. Por acreditar que os jogos de tabuleiro permitem desenvolver a imaginação e a criatividade dos participantes, escolheu-se o jogo Role Playing Game (RPG) para observar os aspectos positivos que a narrativa de um jogo aplicado na resolução de problemas matemáticos, no campo aditivo, pode proporcionar. Logo, o objetivo da pesquisa foi investigar como o jogo RPG pode estimular o interesse dos estudantes para resolver problemas matemáticos no campo aditivo por meio da narrativa lúdica em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do campo. Para isso, baseou-se em alguns autores como Farias, Azevedo e Rêgo (2016), Caldart (2009) e Amaral (2007), e nos documentos oficiais: Constituição Federal – CF (Brasil, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). O estudo se caracterizou por ser de cunho exploratório, do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa quanto à análise de dados, utilizando como instrumentos: questionário estruturado, observação da turma em um diário de campo e uma sequência didática, organizados em três etapas: diagnóstico, desenvolvimento e verificação final. No desenvolvimento, utilizou-se uma sequência adaptada à turma, com problemas elaborados durante a aplicação da proposta. Utilizaram-se problemas que foram resolvidos por várias estratégias diferentes, oralmente por cálculo mental e registros escritos. Como resultado constatou-se que o RPG, por meio da imersão em um cenário fictício proporcionou uma melhor imaginação da narrativa proposta, permitindo que os participantes interpretassem melhor o problema e escolhessem a melhor estratégia para sua resolução, realizando a verificação das respostas obtidas. Logo, conclui-se que foi verificado avanços significativos no processo de compreensão e interpretação de problemas matemáticos no campo aditivo por meio da utilização dos desafios propostos pelo jogo, além do estimulo à produção coletiva, a mobilização da atenção, a melhora do relacionamento entre alunos e a demonstração de maior interesse pela matemática por partes dos participantes. |
Abstract: | The playful approach to mathematics is a relevant strategy in school education. Believing that board games allow participants to develop their imagination and creativity, the Role Playing Game (RPG) was chosen to observe the positive aspects that the narrative of a game applied to solving mathematical problems in the additive field can provide. . Therefore, the objective of the research was to investigate the RPG game applied to solving problems in the field in a 4th year elementary school class in a rural school. The research was an exploratory study of the action research type, with a qualitative approach to data analysis, using as instruments: structured questionnaire, class observation and a didactic sequence, structure in these for diagnosis, development and final verification. In the development, a sequence adapted to the class was used, with problems created during the application of the proposal. We used problems that were solved by several different strategies, orally by mental calculation and written recording. It was found that the RPG, through immersion in a fictional scenario, provided a better imagination of the proposed narrative, allowing participants to better interpret the problem and choose the best strategy for solving it, verifying the answers obtained. Therefore, it was concluded that the study verified significant advances in the process of understanding and interpreting mathematical problems in the additive field, through the use of the challenges proposed by the game, in addition to stimulating collective production, the mobilization of attention, improving the relationship between students and demonstrate greater interest in mathematics. |
Palavras-chave: | Jogo RPG Ensino - matemática Ensino fundamental Resolução de problemas Campo aditivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31354 |
Data do documento: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
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