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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136| Tipo: | TCC |
| Título: | “¿Todo el mundo entendió?”: a construção dos processos interativos em uma aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais |
| Autor(es): | Aragón, Náthaly Guisel Bejarano |
| Primeiro Orientador: | Medrado, Betânia Passos |
| Resumo: | Nos dias atuais, vem se dando muita atenção ao tema da educação inclusiva e ao que está por trás dela. O conceito que mais tem se propagado como sinônimo de inclusão é o de movimentação, isto é, levar os alunos com necessidades específicas para o ensino regular. Contudo, educação inclusiva é muito mais que movimentar, segundo Félix (2007) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Para poder chegar a uma escola com estas características, se faz premente que os nossos professores tenham uma formação inicial e continuada adequada, de forma a contribuir com a inclusão dos alunos. No caso específico dos deficientes visuais, Vygotsky (apud REGO, 2009) atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento humano. Partindo deste pressuposto, Vygotsky destaca a linguagem como instrumento mediador por excelência dos processos interacionais. Neste entendimento, objetivamos analisar como as estratégias de interação de uma professora em uma turma de cegos favorecem o processo de ensino-aprendizagem de uma LE e ao mesmo tempo promovem o desenvolvimento profissional desta docente. Nosso corpus, coletado no âmbito do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, é composto de gravações de três aulas de língua espanhola a doze alunos deficientes visuais. A análise qualitativo-interpretativista dos dados evidenciou que as estratégias interacionais verbais e não verbais da professora possibilitaram a fluidez no curso do agir da turma e o desenvolvimento profissional no ensino do espanhol como LE da professora. |
| Abstract: | Not available. |
| Palavras-chave: | Inclusão Deficientes visuais Processos interacionais Ensino de língua espanhola |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136 |
| Data do documento: | 12-Abr-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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