Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136
metadata.dc.type: TCC
Title: “¿Todo el mundo entendió?”: a construção dos processos interativos em uma aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais
metadata.dc.creator: Aragón, Náthaly Guisel Bejarano
metadata.dc.contributor.advisor1: Medrado, Betânia Passos
metadata.dc.description.resumo: Nos dias atuais, vem se dando muita atenção ao tema da educação inclusiva e ao que está por trás dela. O conceito que mais tem se propagado como sinônimo de inclusão é o de movimentação, isto é, levar os alunos com necessidades específicas para o ensino regular. Contudo, educação inclusiva é muito mais que movimentar, segundo Félix (2007) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Para poder chegar a uma escola com estas características, se faz premente que os nossos professores tenham uma formação inicial e continuada adequada, de forma a contribuir com a inclusão dos alunos. No caso específico dos deficientes visuais, Vygotsky (apud REGO, 2009) atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento humano. Partindo deste pressuposto, Vygotsky destaca a linguagem como instrumento mediador por excelência dos processos interacionais. Neste entendimento, objetivamos analisar como as estratégias de interação de uma professora em uma turma de cegos favorecem o processo de ensino-aprendizagem de uma LE e ao mesmo tempo promovem o desenvolvimento profissional desta docente. Nosso corpus, coletado no âmbito do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, é composto de gravações de três aulas de língua espanhola a doze alunos deficientes visuais. A análise qualitativo-interpretativista dos dados evidenciou que as estratégias interacionais verbais e não verbais da professora possibilitaram a fluidez no curso do agir da turma e o desenvolvimento profissional no ensino do espanhol como LE da professora.
Abstract: Not available.
Keywords: Inclusão
Deficientes visuais
Processos interacionais
Ensino de língua espanhola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Estrangeiras Modernas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136
Issue Date: 12-Apr-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NGBA12042013.pdf800,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons