Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136
Tipo: TCC
Título: “¿Todo el mundo entendió?”: a construção dos processos interativos em uma aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais
Autor(es): Aragón, Náthaly Guisel Bejarano
Primeiro Orientador: Medrado, Betânia Passos
Resumo: Nos dias atuais, vem se dando muita atenção ao tema da educação inclusiva e ao que está por trás dela. O conceito que mais tem se propagado como sinônimo de inclusão é o de movimentação, isto é, levar os alunos com necessidades específicas para o ensino regular. Contudo, educação inclusiva é muito mais que movimentar, segundo Félix (2007) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Para poder chegar a uma escola com estas características, se faz premente que os nossos professores tenham uma formação inicial e continuada adequada, de forma a contribuir com a inclusão dos alunos. No caso específico dos deficientes visuais, Vygotsky (apud REGO, 2009) atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento humano. Partindo deste pressuposto, Vygotsky destaca a linguagem como instrumento mediador por excelência dos processos interacionais. Neste entendimento, objetivamos analisar como as estratégias de interação de uma professora em uma turma de cegos favorecem o processo de ensino-aprendizagem de uma LE e ao mesmo tempo promovem o desenvolvimento profissional desta docente. Nosso corpus, coletado no âmbito do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, é composto de gravações de três aulas de língua espanhola a doze alunos deficientes visuais. A análise qualitativo-interpretativista dos dados evidenciou que as estratégias interacionais verbais e não verbais da professora possibilitaram a fluidez no curso do agir da turma e o desenvolvimento profissional no ensino do espanhol como LE da professora.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Inclusão
Deficientes visuais
Processos interacionais
Ensino de língua espanhola
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Estrangeiras Modernas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136
Data do documento: 12-Abr-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NGBA12042013.pdf800,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons