Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31362
Tipo: | TCC |
Título: | Perspectivas da socioeducação e a implementação de diretrizes do Conselho Nacional de Justiça no âmbito do sistema socioeducativo paraibano |
Autor(es): | Assunção, Ana Theresa Soares |
Primeiro Orientador: | Correia, Ludmila Cerqueira |
Resumo: | O presente estudo busca analisar o instituto da socioeducação e do sistema socioeducativo brasileiro sob as perspectivas trazidas pelas legislações infantojuvenis, especialmente das normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta área, com destaque para a sua implementação no estado da Paraíba. O trabalho se debruça sobre a contextualização histórica e normativa do adolescente em conflito com a lei e dos direitos e garantias previstos na legislação brasileira, fruto da Doutrina da Proteção Integral. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: a) identificar e analisar a implementação do sistema socioeducativo brasileiro através do arcabouço histórico-normativo nacional e das influências normativas internacionais; b) analisar como a instituição do ato infracional e da socioeducação estão inseridos no ECA e na Lei do SINASE; c) analisar as principais resoluções e recomendações atuais do CNJ para adoção de ações referentes ao atendimento socioeducativo que repercutem diretamente na implementação de políticas públicas; d) identificar a adesão do estado da Paraíba às orientações do CNJ e a implementação das ações recomendadas. O trabalho parte de uma abordagem qualitativa, aliada a uma análise exploratória bibliográfica, documental, legislativa e normativa, reunindo assim o corpus da pesquisa. O contexto teórico do presente trabalho se demarca com a complexidade e a intersetorialidade do sistema socioeducativo, evidenciando a necessidade de uma abordagem integrada que considere não apenas as questões jurídicas, mas também as dimensões sociais, familiares e educacionais envolvidas. Neste sentido, são verificadas a implementação dos Núcleos de Atendimento Inicial (NAIs), da Central de Vagas e a organização das Audiências Concentradas no estado da Paraíba, oriundas de atos normativos do CNJ em 2021, que perpassam pela interdisciplinaridade e integram mecanismos eficientes para a organização do Sistema de Atendimento Socioeducativo, refletidos nos números do Levantamento Nacional do SINASE de 2023. O resultado demonstra o atraso do estado paraibano na implementação de duas das três diretrizes do CNJ analisadas, que repercutem diretamente na inobservância dos princípios regentes da execução das medidas socioeducativas e do sistema socioeducativo, o qual deve ser considerado como o último recurso aos adolescentes em conflito com a lei. |
Abstract: | El presente estudio busca analizar el instituto de la socioeducación y del sistema socioeducativo brasileño desde perspectivas que aportan las legislaciones de la infancia y juventud, en especial las normas del Consejo Nacional de Justicia (CNJ) en esta área, con enfoque en su implementación en el Estado de la Paraíba. El articulo está basado en el contexto histórico y normativo de los adolescentes en conflicto con la ley y los derechos y garantías previstos en la legislación brasileña, proveniente de la Doctrina de la Protección Integral. Por lo tanto, tiene objetivos específicos, como: a) identificación y análisis la implementación del sistema socioeducativo de Brasil por medio del marco histórico-normativo nacional y de influencias normativas internacionales; b) analizar cómo se incluyen la infracción y la socioeducación en el ECA y en la Ley del SINASE; c) analizar las principales resoluciones y lo que recomienda el CNJ cuanto a las acciones a la asistencia socioeducativa que influyen directamente en las políticas públicas; d) identificar la tasa de adhesión del Estado de la Paraíba a las recomendaciones del CNJ y la implementación de acciones recomendadas. Desde un enfoque cualitativo aliada a una análisis bibliográfica, documental, legislativo y normativo, el trabajo reúne su corpus de investigación. El contexto teórico del presente trabajo queda marcado con la complejidad y la intersectorialidad del sistema socioeducativo, destacando la necesidad de un abordaje en conjunto, en la cual no sea considerada solamente las cuestiones jurídicas, sino también el social, familiar y la educación. Así siendo, son verificadas la implementación de los Núcleos de Atendimiento Inicial (NAIs), de la Central de Vacantes y la organización de Audiencias Concentradas, derivadas de actos normativos del CNJ en 2021, que traspasan la interdisciplinariedad existente e integran mecanismos eficaces para la organización del Sistema de Atendimiento Socioeducativo, reflejando en los números de lo recopilación nacional SINASE de 2023. El resultado demuestra el atraso de la Paraíba en la implementación de dos de las tras directrices del CNJ, reflejando de forma directa en el incumplimiento de los principios en la ejecución de las medidas socioeducativas y del sistema socioeducativo, en el cual se debe considerar como ultimo recurso a los adolescentes en conflicto con la ley. |
Palavras-chave: | Adolescente em conflito com a lei Medidas socioeducativas. Proteção Integral Sistema Socioeducativo Adolescentes en conflicto con la ley. Protección integral Sistema socioeducativos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Jurídicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31362 |
Data do documento: | 25-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - Santa Rita |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ATSA08052024.pdf | 975,78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.