Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367
Tipo: Dissertação
Título: O moodle nosso de cada dia: aceitação tecnológica em aulas híbridas no ensino superior privado
Autor(es): Costa, Juliana Figueiredo e Carvalho
Primeiro Orientador: Silva, Patrícia
Resumo: O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação traz um novo olhar para a educação superior e seus desafios, por meio da interatividade e da percepção das atividades propostas que são de suma importância para todas as áreas da vida do estudante, modificando os comportamentos, as formas de aprendizagem, as relações interpessoais e, consequentemente, refletindo nas estratégias de ensino. O objetivo geral da pesquisa é verificar a aceitação tecnológica do Moodle, pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, na modalidade de ensino híbrido. Metodologicamente, a pesquisa se apresenta com abordagem quantitativa, de natureza exploratória, descritiva e explicativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de coleta e análise dos dados, utilizaram-se, respectivamente, o método de survey, por meio questionário aplicado por formulário eletrônico, e a estatística descritiva, disponibilizada pela plataforma Google Forms. A utilidade percebida e a facilidade de uso são construtos decisivos para que os sujeitos decidam sobre o uso de determinada tecnologia. Reconhecemos a existência da falta de incentivo para o uso e utilização do Moodle. Em vista disso, elaboramos um Manual de Boas Práticas Moodle, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado nas aulas híbridas. Com relação a pesquisas futuras, sugere-se reavaliar o mesmo grupo por meio do Manual elaborado e verificar se os dados refletem de forma positiva tanto no uso quanto na utilização do Moodle.
Abstract: The use of digital information and communication technologies is transforming higher education. Information and communication technologies can enhance interactivity and the perception of proposed activities, which are essential for all areas of student life. They can also modify behaviors, ways of learning, interpersonal relationships, and teaching strategies. This study investigated the technological acceptance of Moodle by professors at a private higher education institution in the hybrid teaching modality. A quantitative, exploratory, descriptive, and explanatory research approach was used. Bibliographic and field research procedures were employed. Data were collected through a questionnaire administered via an electronic form and analyzed using descriptive statistics. The results showed that perceived usefulness and ease of use are decisive constructs for professors' decisions to use Moodle. However, the study also found that there is a lack of incentive for the use and use of Moodle. In response to this finding, we developed a Moodle Good Practices Manual that provides simplified information on how to use Moodle in hybrid classes. For future research, we suggest re-evaluating the same group through the prepared manual and verifying whether the data reflect positively on both the use and use of Moodle.
Palavras-chave: Instituição de Ensino Superior
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Moodle - Ensino híbrido
MAT - Modelo de Aceitação Tecnológica
Higher Education Institution
Digital Information and Communication Technologies
Moodle - Hybrid teaching
TAM - Technology Acceptance Model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaFigueiredoeCarvalhoCosta_Dissert.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons