Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367
Tipo: | Dissertação |
Título: | O moodle nosso de cada dia: aceitação tecnológica em aulas híbridas no ensino superior privado |
Autor(es): | Costa, Juliana Figueiredo e Carvalho |
Primeiro Orientador: | Silva, Patrícia |
Resumo: | O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação traz um novo olhar para a educação superior e seus desafios, por meio da interatividade e da percepção das atividades propostas que são de suma importância para todas as áreas da vida do estudante, modificando os comportamentos, as formas de aprendizagem, as relações interpessoais e, consequentemente, refletindo nas estratégias de ensino. O objetivo geral da pesquisa é verificar a aceitação tecnológica do Moodle, pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, na modalidade de ensino híbrido. Metodologicamente, a pesquisa se apresenta com abordagem quantitativa, de natureza exploratória, descritiva e explicativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de coleta e análise dos dados, utilizaram-se, respectivamente, o método de survey, por meio questionário aplicado por formulário eletrônico, e a estatística descritiva, disponibilizada pela plataforma Google Forms. A utilidade percebida e a facilidade de uso são construtos decisivos para que os sujeitos decidam sobre o uso de determinada tecnologia. Reconhecemos a existência da falta de incentivo para o uso e utilização do Moodle. Em vista disso, elaboramos um Manual de Boas Práticas Moodle, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado nas aulas híbridas. Com relação a pesquisas futuras, sugere-se reavaliar o mesmo grupo por meio do Manual elaborado e verificar se os dados refletem de forma positiva tanto no uso quanto na utilização do Moodle. |
Abstract: | The use of digital information and communication technologies is transforming higher education. Information and communication technologies can enhance interactivity and the perception of proposed activities, which are essential for all areas of student life. They can also modify behaviors, ways of learning, interpersonal relationships, and teaching strategies. This study investigated the technological acceptance of Moodle by professors at a private higher education institution in the hybrid teaching modality. A quantitative, exploratory, descriptive, and explanatory research approach was used. Bibliographic and field research procedures were employed. Data were collected through a questionnaire administered via an electronic form and analyzed using descriptive statistics. The results showed that perceived usefulness and ease of use are decisive constructs for professors' decisions to use Moodle. However, the study also found that there is a lack of incentive for the use and use of Moodle. In response to this finding, we developed a Moodle Good Practices Manual that provides simplified information on how to use Moodle in hybrid classes. For future research, we suggest re-evaluating the same group through the prepared manual and verifying whether the data reflect positively on both the use and use of Moodle. |
Palavras-chave: | Instituição de Ensino Superior Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Moodle - Ensino híbrido MAT - Modelo de Aceitação Tecnológica Higher Education Institution Digital Information and Communication Technologies Moodle - Hybrid teaching TAM - Technology Acceptance Model |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367 |
Data do documento: | 31-Jul-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JulianaFigueiredoeCarvalhoCosta_Dissert.pdf | 2,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons