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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31427
Tipo: | Tese |
Título: | Campo profissional da administração como um processo linguístico: compreendendo a circulação de ideias e o gap teoria e prática no campo |
Autor(es): | Abrantes, Luciene Alencar Firmo |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Samir Adamoglu de |
Resumo: | Essa tese defende como argumento que o atentar para a linguagem para auxiliar na compreensão da circulação de ideias de gestão nos campos teórico e prático da Administração implica poder encontrar mecanismos que auxiliem na explicação do gap existente entre eles. Para isso, é proposto o objetivo de analisar de que maneira a compreensão do campo profissional da Administração enquanto um processo linguístico, constituído pela circulação de ideias de gestão, pode explicar o gap teoria e prática da área. Para isso, essa tese foi estruturada a partir de 2 (dois) estudos interdependentes. Para o delineamento metodológico, foi reconhecido que as mídias de negócios conseguem ser intermediárias entre os campos acadêmico e prático e, por isso, a apreensão do material empírico se deu a partir de dados secundários, angariados a partir de artigos e matérias publicadas em periódicos acadêmicos e revistas comerciais definidas para a pesquisa. Foram delimitadas 6 (seis) ideias de gestão a serem investigadas num recorte temporal de, em média, 22 anos. Para o Estudo I, a análise foi empreendida por meio da análise qualitativa de conteúdo, e, em um segundo momento, análise vocabular, ambas com auxílio do software NVivo© 14. Para o Estudo II, os dados foram analisados por meio da análise qualitativa de conteúdo, interpretação indutiva de textos de publicações sobre as ideias de gestão, e análise da trajetória temporal. O Estudo I proporcionou uma compreensão sobre a natureza das ideias, que gera entendimentos sobre a dinâmica profissional dos atores, e está enraizada na compreensão também de práticas de gestão de um campo. O Estudo II, possibilitou a sistematização de mecanismos perante análise das funções comunicativas que compreendem o movimento recursivo do campo nascido a partir de um repertório linguístico, constituído por ideias amplamente (re)conhecidas pelos sistemas de vocabulários construídos ao longo do tempo. Ainda, foi possível inferir que o grau de importância dos significados gerados pelos vocabulários é divergente entre acadêmicos e praticantes e, por isso, se estrutura de forma divergente, mesmo que proveniente de repertórios linguísticos semelhantes. Por fim, a tese propõe a existência de uma "linguagem da Administração" governada por rótulos e entendimentos que são articulados e utilizados pelos atores por meio de ideias de gestão, que representam significados e guardam coerência ao que é institucionalizado nos campos acadêmico e prático, o que pode refletir na lacuna que é estabelecida até então na literatura como consenso. |
Abstract: | This thesis contends that paying attention to language to assist in the understanding of the circulation of management ideas in the theoretical and practical fields of Management implies being able to find mechanisms that help explain the existing gap between them. For this end, the aim proposed is to analyze how the understanding of the professional field of Management as a linguistic process, constituted by the circulation of management ideas, can explain the theory practice gap in the area. For this, this thesis was structu red based on 2 (two) interdependent studies. For the methodological design , it was recognized that business media can act as intermediaries between the academic and practical fields, and therefore, the empirical material was gathered from secondary data, collected from articles and materials published in academic journals and co mmercial magazines defined for the research. 6 (six) management ideas were delimited to be investigated over a time frame of, on average, 22 years. For Study I, the analysis was cond ucted through qualitative content analysis and, at a second stage, vocabulary analysis, both with the assistance of NVivo© 14 software. For Study II, data was analyzed through qualitative content analysis , inductive interpretation of publications on management ideas, and time trajectory analysis . Study I provided an understanding of the nature of ideas, which generates understandings on the professional dynamics of the actors and is also rooted in the comprehension of management practices of a field. Study II made it possible the systematization of mechanisms through the analysis of the communicative functions that encompass the recursive movement of the field, born from a linguistic repertoire, constituted by widely (re)recognized ideas by vocabulary systems constructed over time. Furthermore, it was possible to infer that the level of importance of the meanings generated by the vocabularies is divergent between academics and practitioners and, therefore, i s structured in a divergent way, even if coming from similar linguistic repertoires. Finally, the thesis proposes the existence of a language of Management" ruled by labels and understandings that are articulated and utilized by actors through management ideas, which represent meanings and maintain coherence with what is institutionalized in the academic and practical fields, which may reflect on the gap that has been established so far in the literature as a consensus. |
Palavras-chave: | Administração Linguagem Vocabulários Ideias de gestão Gap - Teoria e prática Administration Language Vocabularies Management ideas Gap - Theory and practice |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31427 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração |
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