Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31456
Tipo: | TCC |
Título: | O papel do professor no processo de inclusão de um estudante com transtorno do espectro autista na escola regular |
Autor(es): | Lima, Manuela Martins de Paz, Marta Laís de Lima |
Primeiro Orientador: | Martins, Maurício Rebelo |
Resumo: | O presente trabalho se orientou pela seguinte questão: quais as principais estratégias e recursos utilizados para inclusão de um estudante com TEA em uma escola pública de uma cidade do interior da Paraíba? O interesse e a motivação pela escolha desse tema de pesquisa surgiu de reflexões e aprendizagens no decorrer do curso de Pedagogia e por meio de pesquisas bibliográficas que também nos estimularam a aprofundar o processo de inclusão de crianças com TEA nas escolas regulares. Nesse sentido, adotamos, como objetivo geral desse artigo, identificar as estratégias e recursos pedagógicos utilizados no processo de ensino e aprendizagem de um Estudante com TEA em uma escola da rede pública do interior da Paraíba. Para introduzir os conceitos abordados aqui, primeiro buscamos conhecer mais sobre o TEA. Afinal, tem sido cada vez mais comum encontrar estudantes com essa condição em nossas escolas regulares. A investigação é de natureza básica, de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. O sujeito desta pesquisa foi uma professora contratada para lecionar numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Com relação aos procedimentos, adotamos uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Assim, fizemos leituras de textos e autores que orientaram nossa análise e discussão dos resultados, tais como Giolo e Garcez, Assumpção, Bosa, Cunha, Luckesi, Neto, Mantoan, Nóvoa, Vygostki e outros. Para o estudo de caso, realizamos uma entrevista com a professora utilizando de um roteiro semiestruturado e observamos sua relação em sala com o estudante. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância da formação qualificada do professor e dos demais profissionais para auxiliar no desenvolvimento pleno de estudantes com TEA. Além disso, conseguimos identificar estratégias pedagógicas e recursos que podem ser utilizados para a aprendizagem e a socialização. Por fim, percebemos, principalmente observando a relação do discente com os demais colegas, a importância da socialização para ofertar a segurança que ele precisa para aprender. |
Abstract: | This work was guided by the following question: what are the main strategies and resources used to include a student with ASD in a public school in a city in the interior of Paraíba? The interest and motivation for choosing this research topic arose from reflections and learning during the Pedagogy course and through bibliographical research that also encouraged us to deepen the process of including children with ASD in regular schools. In this sense, we adopted, as the general objective of this article, to identify the strategies and pedagogical resources used in the teaching and learning process of a student with ASD in a public school in the interior of Paraíba. To introduce the concepts covered here, we first seek to know more about ASD. After all, it has become increasingly common to find students with this condition in our regular schools. The investigation is basic in nature, with a qualitative and exploratory approach in terms of objectives. The subject of this research was a teacher hired to teach a 4th year elementary school class in the public school system. Regarding procedures, we adopted a bibliographical research followed by a case study. Thus, we read texts and authors that guided our analysis and discussion of the results, such as Giolo and Garcez, Assumpção, Bosa, Cunha, Luckesi, Neto, Mantoan, Nóvoa, Vygostki and others. For the case study, we conducted an interview with the teacher using a semi-structured script and observed her relationship in the classroom with the student. The research results highlighted the importance of qualified training for teachers and other professionals to assist in the full development of students with ASD. Furthermore, we were able to identify pedagogical strategies and resources that can be used for learning and socialization. Finally, we realized, mainly by observing the student's relationship with other colleagues, the importance of socialization to offer the security they need to learn. |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista Práticas Pedagógicas Ensino Regular Inclusão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31456 |
Data do documento: | 8-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MANUELA E MARTA FINAL.pdf | 470,94 kB | Unknown | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.