Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31474
Tipo: | TCC |
Título: | Um estudo sobre a percepção de estudantes de Engenharia da Computação sobre a relação entre tópicos de Introdução a Programação e os pilares do Pensamento Computacional |
Autor(es): | Santos, Adriano Brito dos |
Primeiro Orientador: | Silva, Lincoln David Nery e |
Resumo: | Uma base sólida e bem construída na educação básica pode ter um reflexo notável na graduação, portanto, torna-se necessário o incentivo ao desenvolvimento de habilidades que envolvam os elementos do pensamento computacional desde os primeiros anos do ensino fundamental. Este trabalho analisa a percepção dos alunos de Engenharia da Computação, em relação ao ensino do pensamento computacional na educação básica, com foco na disciplina de Introdução à Programação. Por meio de pesquisas bibliográficas e questionários online, o estudo busca compreender como os alunos percebem os tópicos e as habilidades desenvolvidas nessa disciplina ao longo do tempo. O questionário, dividido em três blocos, abordou o perfil dos alunos, a percepção das habilidades relacionadas aos pilares do Pensamento Computacional e a correlação entre Matemática e Introdução à Programação. Foram coletadas respostas de 20 alunos, revelando que 11 tiveram contato prévio com programação e nove não. Observou-se que alguns alunos sem experiência prévia em programação enfrentaram maiores dificuldades iniciais na disciplina, destacando a importância de abordagens de ensino que facilitem a inserção desses alunos no contexto do pensamento computacional. Em suma, este estudo oferece uma visão abrangente da percepção dos alunos de Engenharia da Computação em relação ao ensino do pensamento computacional na educação básica. Ele ressalta a importância da disciplina de Introdução à Programação no desenvolvimento de habilidades essenciais para a área da computação e destaca a necessidade de estratégias de ensino adequadas para alunos sem experiência prévia em programação. |
Abstract: | A solid and well-built base in basic education can have a remarkable reflection in graduation, therefore, it is necessary to encourage the development of skills that involve the elements of computational thinking since the early years of elementary school. This paper analyzes the perception of Computer Engineering students regarding the teaching of computational thinking in basic education, focusing on the subject of Introduction to Programming. Through bibliographic research and online questionnaires, the study seeks to understand how students perceive the topics and skills developed in this subject over time. The questionnaire, divided into three blocks, addressed the profile of the students, the perception of skills related to the pillars of Computational Thinking, and the correlation between Mathematics and Introduction to Programming. Responses were collected from 20 students, revealing that 11 had had previous contact with programming and nine had not. It was observed that some students with no previous programming experience faced greater initial difficulties in the subject, highlighting the importance of teaching approaches that facilitate the insertion of these students in the context of computational thinking. In sum, this study provides a comprehensive view of Computer Engineering students' perceptions regarding the teaching of computational thinking in basic education. It highlights the importance of the subject of Introduction to Programming in developing essential skills for the computing field and highlights the need for teaching strategies suitable for students with no prior programming experience. |
Palavras-chave: | Pensamento computacional Introdução à programação Ensino de computação Educação básica |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31474 |
Data do documento: | 22-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano Brito dos Santos_TCC.pdf | TCC | 588,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons