Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31503
Tipo: Dissertação
Título: As TDIC e o letramento digital: práticas docentes da sala de aula remota para a regular
Autor(es): Santos, Samara Cornélio Fernandes dos
Primeiro Orientador: Silva, Jorgevaldo de Souza
Resumo: O professor, formado para atuar em sala de aula presencial, subitamente, é convidado a trabalhar por meio de atividades remotas, saindo dos muros da escola física, repensando a sua prática e buscando alternativas acessíveis para dar continuidade às atividades pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como possibilidade para a educação, durante o período pandêmico, de ensino não presencial. Com este estudo, objetivamos examinar as práticas de ensino da língua materna mediada por WhatsApp, Ferramenta Virtual não exclusivas à Aprendizagem (FVNexA), no que concerne aos efeitos do ensino remoto emergencial para o letramento digital na prática docente. Para refletir sobre o objeto de estudo e analisar os dados, nossas considerações foram fundamentadas, principalmente, nos estudos sobre os letramentos com base em Soares (2002; 2004; 2009), Kleiman (2007) e Ribeiro (2009), multiletramentos Rojo (2012; 2019), e em pesquisas sobre as tecnologias voltadas para a educação com Moran (2013); Coscarelli (2005; 2018; 2022); Matos (2020; 2022), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo e de natureza aplicada, de abordagem quantitativa e qualitativa. Para a constituição do nosso objeto de estudo, foi aplicado um questionário em uma amostra de 26 (vinte e seis) professores que lecionam para o 4º e/ou 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais em escolas públicas do município de João Pessoa. Com a análise dos questionários, pretendeu-se identificar os fatores que influenciaram o uso das ferramentas digitais, a sua aceitabilidade e o seu engajamento no grupo de docentes da amostra. Além disso, o nosso trabalho também comtempla os processos de apropriação das tecnologias digitais no ensino da língua materna e as práticas docentes, bem como o uso das ferramentas digitais no retorno das aulas regulares em relação à preparação, à ministração e à avaliação do processo ensino aprendizagem e apresentar uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa mediada por ItemNet, o WhatsApp.
Abstract: The teacher, trained to work in a classroom, is suddenly invited to work through remote activities, leaving the walls of the physical school, rethinking his practice and looking for accessible alternatives to continue pedagogical activities with the use of Digital Information and Communication Technologies (DICT), as a possibility for education, during the pandemic period, of non-face-to-face teaching. The aim of this study is to examine mother tongue teaching practices mediated by WhatsApp, a non-exclusive Virtual Learning Tool (VLTL), with regard to the effects of emergency remote teaching on digital literacy in teaching practice. In order to reflect on the object of study and analyze the data, our considerations were based mainly on studies on literacy based on Soares (2002; 2004; 2009), Kleiman (2007) and Ribeiro (2009), multilearning Rojo (2012; 2019), and research on technologies aimed at education with Moran (2013); Coscarelli (2005; 2018; 2022); Matos (2020; 2022), among others. This is a field study of an applied nature, with a quantitative and qualitative approach. To establish our object of study, a questionnaire was administered to a sample of 26 (twenty-six) teachers who teach 4th and/or 5th grade in elementary school, in public schools in the municipality of João Pessoa. By analyzing the questionnaires, we aimed to identify the factors that influenced the use of digital tools, their acceptability and engagement among the group of teachers in the sample. In addition, our work also covers the processes of appropriation of digital technologies in mother tongue teaching and teaching practices, as well as the use of digital tools in the return of regular classes in relation to the preparation, delivery and evaluation of the teaching-learning process and to present a didactic proposal for teaching Portuguese language mediated by ItemNet, WhatsApp.
Palavras-chave: Práticas de ensino - Língua materna
TDIC
Língua portuguesa
Letramento digital
Teaching practices - Mother tongue
Portuguese language
Digital literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística e ensino
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31503
Data do documento: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamaraCornélioFernandesDosSantos_Dissert.pdf3,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons