Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31527
Tipo: | TCC |
Título: | Por uma clínica que saiba dançar : a dança na educação médica. |
Título(s) alternativo(s): | For a clinic that knows how to dance: dance in medical education. |
Autor(es): | Amorim, Rafaella Lira |
Primeiro Orientador: | Vicente, Ana Valéria Ramos |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso descreve e analisa o trabalho docente realizado pela autora, ao atuar como professora de Arte no curso de medicina, do Núcleo de Ciências da Vida (NCV), do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE,campusde Caruaru/PE.Aescrita revisita registros e memórias para narrar e contextualizar a criação do Laboratório de Sensibilidades, espaço pedagógico que oportunizou a inserção da Artena educação médica; bem como apresenta conhecimentos desenvolvidos a partir dainclusão de uma professora da área de Dança, elencando reflexões sobre o encontro entre arte, saúde e educação. O relato, em formato de cartas, apresenta momentos marcantes em diálogo com pesquisas bibliográfica e documental, mostrando a potência da arte e especialmente da dança na formação médica. |
Abstract: | The present course conclusion workdescribes and analyzes the teachingwork carried out by the author, when acting as an art teacher in the medical course, at the Life Sciences Center (NCV), at the Agreste Academic Center (CAA), at the Federal University of Pernambuco/UFPE, campus of Caruaru/PE. Writing revisits records and memories to narrate and contextualize the creation of the Sensitivity Laboratory, a pedagogical space that provided an opportunity for the insertion of Art in medical education; as well as presents knowledge developed from the inclusion of a teacherin the area of Dance, listing reflections on the encounter between art, health and education. The report, in the form of letters, recalls remarkable moments in dialogue with bibliographic and documentary research, showing the power of art and especially dance in medical training. |
Palavras-chave: | Dança - Ensino Dança - Saúde Dança - Corpo e sensibilidade |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31527 |
Data do documento: | 28-Jun-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RLA16082024.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons