Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31575
Tipo: | TCC |
Título: | Arcade Sensitivo: Um ambiente para jogos nacionais inclusivos para pessoas com de ciência visual |
Autor(es): | Silva, Deynne de Andrade |
Primeiro Orientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | Os jogos ganham cada vez mais espaço na sociedade atual, mas devido a fatores diversos o acesso do publico de Pessoas com de ciência a esses jogos e dicultado e por vezes, separado dos demais jogadores. Considerando isto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e a avaliação de um ambiente de áudio jogos voltado, simultaneamente, ao publico de Pessoas com de ciência e o publico de pessoas sem de ciência de modo a proporcionar satisfação a ambos e promover a inclusão do publico de Pessoas com de ciência ao cenário de jogos digitais. Para avaliação do ambiente foi realizado um teste, com um questionário desenvolvido baseando-se na escala do Egame ow. A avalição ocorreu considerando o jogo em duas modalidades (com e sem interface graça). Para ambas, percebeu-se que a media dos resultados da avaliação foi positiva, indicando evidencias potenciais do estado de satisfação e diversão do jogador. |
Abstract: | Games have been gaining more and more space in the current society, but, due to several reasons, disableds access to games are restricted and frequently segregated from non disabled users. Based on that, this works goal is to develop and evaluate an audiogame environment that is playable, simultaneously, by the visually disabled players and the non disabled players aiming to provide enjoyment for both target audiences and promote the inclusion of the disabled in the digital games scenery. The environments evaluation was done with playtesting followed by survey, which was based on the egame ow scale. The evaluation was done considering two application modes (With and Without Graphical interfaces). For both of them, the results showed that the answers mean indicates a potencial for allowing enjoyment and fun to the player. |
Palavras-chave: | Jogos digitais Ambientes de jogos Acessibilidade em jogos Deficiência visual |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31575 |
Data do documento: | 22-Out-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Deynne de Andrade Silva - TCC.pdf | TCC | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons