Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31604
Tipo: | TCC |
Título: | Uma análise do desenvolvimento das linguagens low code e sus perspectivas de introdução e contribuição no âmbito educacional |
Autor(es): | Silva, José Lucas Belarmino da |
Primeiro Orientador: | Silva, Lincoln David Nery e |
Resumo: | Este TCC explora o crescimento das linguagens low-code e sua potencial contribuição para a educação escolar. O trabalho é dividido em várias etapas, incluindo uma visão geral histórica do desenvolvimento low-code, uma análise de seu uso no ambiente escolar e uma revisão das plataformas low-code existentes para fins educacionais. A pesquisa também inclui entrevistas com professores para entender suas perspectivas sobre o presente e o futuro do low-code na educação. O desenvolvimento low-code vem ganhando popularidade nos últimos anos devido à sua capacidade de simplificar o processo de criação de aplicativos de software. No ambiente escolar, as plataformas low-code podem fornecer aos alunos uma maneira acessível de aprender sobre programação e desenvolver seus próprios projetos. Várias plataformas low code foram desenvolvidas especificamente para fins educacionais, oferecendo uma variedade de ferramentas e recursos para professores e alunos. Por meio de entrevistas com professores, este TCC visa entender o estado atual do low-code na educação e seu potencial para crescimento futuro. A pesquisa sugere que o low code tem o potencial de revolucionar a maneira como a programação é ensinada nas escolas, tornando-a mais acessível e envolvente para os alunos. |
Abstract: | This work aims to analyze low code platforms, which are visual tools for software development with little or no manual coding. Low-code languages are based on graphical user interfaces and formulas that facilitate the expression of logic and data integration. The research method consisted of applying questionnaires, interviews, and practice tests with teachers from different areas of school education to assess their level of knowledge, interest, and satisfaction regarding low code platforms. The results showed that teachers adhered to the ideas and understood low code platforms as a tool to help school teaching, as they allow them to create customized solutions to their business problems, with ease of use, productivity, innovation and collaboration. |
Palavras-chave: | Low-code Plataformas Ensino escolar Linguagem de programação de computador |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31604 |
Data do documento: | 22-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José Lucas Belarbino da Silva - TCC.pdf | TCC | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons