Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31605
Tipo: | TCC |
Título: | Ead no ensino médio: um estudo considerando as ofertas existentes |
Autor(es): | Rodrigues, Josicleide da Silva |
Primeiro Orientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | O presente trabalho discute alguns aspectos relativos à presença das tecnologias no ambiente de ensino e aprendizagem, com especial destaque ao EaD no Ensino Médio. EaD é sigla para ensino a distância, também conhecida como e-learning, representa a modalidade de ensino que ocorre em um ambiente virtual, ou seja, sem a necessidade de presença física em uma instituição educacional para o processo de ensino e aprendizagem (MOORE, KEARSLEY, 2013). Esse ensino pode ocorrer de forma síncrona onde o emissor e o receptor devem estar em sincronia, ambos interagindo, assim como também de forma assíncrona, onde a comunicação não ocorre em tempo real. Apesar de nos últimos anos ter sido bastante aplicada em alguns níveis de ensino como em cursos tecnológicos, em pós-graduação e no ensino superior, em outros segmentos de ensino, como o fundamental e o médio, não há muitas ofertas. Contudo, pela BNCC o Ensino Médio também poderia ser ofertado adotando essa modalidade. Este trabalho pretende compreender como a Educação a distância está sendo ofertada no Ensino Médio. Para essa compreensão, adotou-se a realização de pesquisas na internet em busca de algumas instituições que ofertam o Ensino Médio nesta modalidade, fazendo a análise dessas ofertas. Os resultados demonstraram a necessidade de um modelo alternativo de Educação, que possa ser mais flexível, sendo uma outra opção para estudantes concluírem o Ensino Médio além do presencial, assim como também demonstra que as escolas públicas ainda não possuem uma estrutura adequada e não oferecem um suporte necessário para educandos e educadores. |
Abstract: | The present work discusses some aspects related to the presence of teaching and learning technologies, with special emphasis on distance learning in high school. EaD is the acronym for distance learning, it represents the teaching modality that takes place in a virtual environment, that is, without the need for physical presence in an educational institution for the teaching and learning process (MOORE, KEARSLEY, 2013). This teaching can occur synchronously, where the sender and receiver must be in sync, both interacting, as well as asynchronously, where communication does not occur in real time. Although in recent years it has been widely applied at some levels of education , such as technological courses, postgraduate courses and higher education, in other education segments, such as elementary and high school, there are not many offers. However, by the BNCC, secondary education could also be offered by adopting this modality. This work intends to understand how distance education is being offered in high school. For this understanding, we adopted research on the internet in seach of some institutions that offer high school in this modality, analyzing these offers. The results demonstrated the need for an alternative model of Education, wich can be more flexible, being another option for students to complete high school in addition to the classroom, as well as demonstrating that public schools still do not have an adequate structure and not offer a necessary support for learners and educators. |
Palavras-chave: | Educação à distância Ensino médio Práticas pedagógicas |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31605 |
Data do documento: | 25-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Josicleide da Silva Rodrigues_TCC.pdf | TCC | 538,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons