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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634
Tipo: | TCC |
Título: | Simulação de tráfego urbano com otimização de rotas: Uma implementação do algoritmo A* no Unity |
Autor(es): | Bezerra, Lucas Costa |
Primeiro Orientador: | Machado, Liliane dos Santos |
Resumo: | Identificar a rota mais eficiente entre dois pontos desempenha um papel fundamental em diversas aplicações, abrangendo desde sistemas de navegação, até o controle de personagem em jogos digitais e a otimização do encaminhamento de pacotes de dados. Este estudo teve como objetivo central a aplicação de um algoritmo de busca do melhor caminho. Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma simulação de trânsito em um ambiente tridimensional, com o auxílio do motor de jogo Unity Engine. Nesse ambiente, os veículos são capazes de determinar suas rotas, com base na implementação do algoritmo A*. O trabalho envolveu a criação de cinco cenários distintos nos quais, após a análise do fluxo de trânsito sob diferentes parâmetros, foi possível verificar a eficiência de diferentes estruturas vi´ arias, assim como observar como uma melhor escolha de rotas consegue impactar no congestionamento. Este estudo permitiu o aprendizado de programação em um ambiente de desenvolvimento de jogos, bem como a implementação e compreensão do algoritmo A* em um ambiente gráfico de simulação. Assim sendo, foi possível perceber a importância deste algoritmo em estudos de mobilidade urbana e planejamento de infraestrutura eficiente de transporte. |
Abstract: | Identifying the most efficient route between two points plays a fundamental role in various applications, ranging from navigation systems to character control in video games and data packet routing optimization. The main objective of this study was the application of a best-path search algorithm. To achieve this goal, a traffic simulation was developed in a three-dimensional environment with the assistance of the Unity Engine game engine. In this environment, vehicles are able to determine their routes based on the implementation of the A* algorithm. The work involved the creation of five distinct scenarios in which, after analyzing traffic flow under different parameters, it was possible to assess the efficiency of different road structures and observe how better route choices can impact congestion. This study allowed for learning programming in a game development environment, as well as the implementation and understanding of the A* algorithm in a graphical simulation environment. It was possible to recognize the importance of this algorithm in urban mobility studies and efficient transportation infrastructure planning. |
Palavras-chave: | Algorítmo Simulação de tráfego Unity engine Otimização de rotas |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31634 |
Data do documento: | 6-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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