Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31651
Tipo: TCC
Título: O protagonismo social das mulheres na constituição e consolidação do ensino de Biblioteconomia na Paraíba de 1969 a 2022
Autor(es): Lourenço, Rebeca Klywiann Cardone
Primeiro Orientador: Gonçalves, Gracy Kelli Martins
Resumo: A pesquisa versa sobre o protagonismo social das mulheres na constituição e consolidação do ensino de Biblioteconomia na Paraíba, no período de 1969 a 2022. Objetiva verificar a trajetória do ensino de Biblioteconomia no Estado da Paraíba por meio de documentos do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da tendo como objetivos específicos: a) Identificar as docentes do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba desde a sua fundação; b) Descrever o percurso de consolidação e crescimento do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia na UFPB e as contribuições e atuações profissionais das docentes na instituição e no cenário paraibano da Biblioteconomia; c) Sintetizar o registro das mulheres que protagonizaram/protagonizam a implantação e consolidação do Ensino de Biblioteconomia na Paraíba em uma linha do tempo com a titulação e o período de vinculação das docentes à UFPB. A natureza da pesquisa se configura como quanti-qualitativa, caracterizando-se como uma investigação de cunho bibliográfico com caráter documental. Identificou-se publicações e documentos para a coleta e reunião de informações sobre o ensino de Biblioteconomia na Paraíba, buscando identificar nos registros os nomes e atuações das mulheres que estiveram à frente do processo de implantação do Curso de Bacharelado em Biblioteconomia da UFPB. Para além disso, identificou-se as mulheres que compõem e compuseram o quadro de docentes do Curso, desde a sua fundação até a atualidade, bem como a formação acadêmica dessas docentes, suas atuações na instituição e o período de vínculo com a instituição. A partir da análise e organização dos dados, dada a extensão e a natureza do projeto, a representação dos registros foi estruturada no formato de uma linha do tempo, no qual duas categorias foram estabelecidas: o nome das docentes protagonistas e o período que possuíram/possuem vínculo com a UFPB. Conclui-se que é notório o protagonismo social das mulheres na Constituição e Consolidação do Ensino de Biblioteconomia na Paraíba, no período de 1969 a 2022. Reconhece-se o papel desempenhado por cada docente ao romper com a estrutura patriarcal que atribui às mulheres um lugar de invisibilidade, tornando-se, cada uma delas, protagonistas sociais em suas áreas de atuação, e evidenciando a necessidade da representatividade das mulheres na ciência, com vistas a abrir caminhos para outras docentes e pesquisadoras, inspirando-as a seguirem na luta por mudanças no cenário científico e por uma ciência mais aberta, acessível e inclusiva.
Abstract: The research deals with the social protagonism of women in the constitution and consolidation of the teaching of Library Science in Paraíba, from 1969 to 2022. It aims to verify the trajectory of the teaching of Library Science in the State of Paraíba through documents of the Bachelor's Course in Library Science of the Universidade Federal da having the following specific objectives: a) Identify the teachers of the Bachelor's Degree in Library Science at the Federal University of Paraíba since its foundation; b) Describe the course of consolidation and growth of the Bachelor's Degree in Library Science at UFPB and the contributions and professional actions of the professors in the institution and in the Paraíba scenario of Library Science; c) Synthesize the record of women who were/are protagonists in the implementation and consolidation of Librarianship Teaching in Paraíba in a timeline with the degree and period of linkage of professors to UFPB. The nature of the research is configured as quantitative and qualitative, characterizing itself as a bibliographic investigation with a documental nature. Publications and documents were identified for the collection and gathering of information about the teaching of Library Science in Paraíba, seeking to identify in the records the names and actions of the women who were at the forefront of the implementation process of the Bachelor's Course in Library Science at UFPB. In addition, the women who make up and composed the faculty of the Course, from its foundation to the present day, were identified, as well as the academic training of these professors, their activities in the institution and the period of bond with the institution. From the analysis and organization of the data, given the extension and nature of the project, the representation of the records was structured in the format of a timeline, in which two categories were established: the name of the protagonist teachers and the period they had/ are affiliated with the UFPB. It is concluded that the social protagonism of women in the Constitution and Consolidation of Library Science Teaching in Paraíba, from 1969 to 2022, is notorious. of invisibility, each one of them becoming social protagonists in their areas of activity, and highlighting the need for the representation of women in science, with a view to opening paths for other professors and researchers, inspiring them to continue in the struggle for change in the scientific scenario and for a more open, accessible and inclusive in the science.
Palavras-chave: Protagonismo social
Mulheres na ciência
Estudos de gênero
Biblioteconomia - Nordeste
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31651
Data do documento: 15-Dez-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKCL28082024.pdf736,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons