Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31660
Tipo: TCC
Título: Um estudo sobre Gamificação no Moodle
Autor(es): Silva, Luiz Carlos Barbosa da
Primeiro Orientador: Ricarte, Danielle Rousy Dias
Resumo: Nos dois últimos anos, em razão da pandemia imposta pela COVID-19, houve uma busca crescente por formas diferenciadas de ensino, como aquelas proporcionadas pelas tecnologias já conhecidas na modalidade à distância. Com isso, cresceu também a necessidade em dar uma maior atenção nas questões motivacionais dos educandos. Nesse contexto, a opção por recursos que busquem motivar e engajar os alunos, é sempre muito bem-vinda. Dentre esses recursos, tem-se a gamificação que consiste em aplicar elementos de jogos para auxiliar motivar e engajar os estudantes em ambientes virtuais de ensino. A presente pesquisa teve como objetivo analisar a aplicação dos recursos de gamificação para Moodlle, usados nos ambientes virtuais tendo como base estudos de casos publicados nos anos de 2018, 2019 e 2021, escolhidos por melhor se destacarem a proposta do tema estudado. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo. De modo, que foi possível perceber que os estudos analisados utilizaram os recursos de gamificação buscando investigar o rendimento dos alunos, nesse ambiente em que ao mesmo tempo em que é lúdico, é também de aprendizagem. Com base no feedback de ambas as pesquisas, foi possível identificar que a aplicação das ferramentas foi considerada positiva e que os recursos gamificados proporcionaram melhora no desempenho dos alunos.
Abstract: In the last two years, due to the pandemic imposed by COVID-19, there has been a growing search for different forms of teaching, such as those provided by technologies already known in the distance mode. As a result, the need to pay greater attention to the students' motivational issues also grew. In this context, the option for resources that seek to motivate and engage students is always very welcome. Among these resources, there is gamification, which consists of applying game elements to help motivate and engage students in virtual teaching environments. This research aimed to analyze the application of gamification resources for Moodlle, used in virtual environments based on case studies published in 2018, 2019 and 2021, chosen because they better highlight the proposal of the studied theme. This is an exploratory and descriptive study. So, it was possible to see that the analyzed studies used the gamification resources seeking to investigate the student's performance, in this environment that, at the same time that it is playful, is also of learning. Based on the feedback from both surveys, it was possible to identify that the application of the tools was considered positive and that the gamified resources provided an improvement in student performance.
Palavras-chave: Ensino a distância
Moodlle
Gamificação
Ambiente virtual de aprendizagem
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31660
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luiz Carlos Barbosa da Silva - TCC.pdfTCC1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons