Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3168
Tipo: | TCC |
Título: | Base acústico-articulatórias para o aprimoramento da pronúncia de algumas consoantes por teutofalantes aprendizes do português brasileiro |
Autor(es): | Oliveira, Rafael Alves de |
Primeiro Orientador: | Stein, Cirineu Cecote |
Resumo: | Aprender os traços fonético-fonológicos de uma segunda língua (L2) é fundamental para se ter um bom comando dela (Lima Jr., 2010). Logo, seria bastante viável que os aprendizes de uma L2 desenvolvessem a capacidade de articular os fones que não estão presentes em sua língua materna (L1). Todavia, a intersecção entre os quadros fonêmicos entre línguas distintas propicia à projeção das características dos segmentos de sua L1 sobre a L2, aproximando ponto e/ou modo de articulação mais parecidos (ECKMAN, 2004). Assim, com base na pronúncia de teutofalantes aprendizes do Português Brasileiro, criou-se um corpus de dados sonoro para analisarmos, com base na fonética acústico-articulatória, os problemas mais incidentes, tais como a aspiração das consoantes oclusivas surdas ; o desvozeamento da oclusiva alveolar sonora e da fricativa alveolar sonora ; o apagamento da fricativa glotal e do tepe alveolar ; e a velarização da lateral alveolar, e, a partir desses problemas, foram criados exercícios fonético-articulatórios que visaram um melhor desempenho articulatório na pronúncia dos segmentos fônicos em questão. A coleta de dados para análise ocorreu em três etapas (pré-intervenção, durante a intervenção e pós- intervenção), a fim de analisar o grau de evolução das estudantes alemãs aprendizes de PLE. Os resultados mostraram que os exercícios aplicados foram eficazes e que o ensino da pronúncia em sala de aula, aliado a fonética acústico-articulatória, é bastante importante para a evolução da pronúncia dos alunos. |
Abstract: | Learn the phonetics and phonological aspects of a second language (L2) is fundamental to have a good command of her (Lima Jr., 2010). Ergo, would be interesting that the L2 learners developed the ability of to articulate the phonemes that are not in their maternal language (L1). However, the phonemics table intersection between different languages provides a projection of the segments characteristics of his L1 through the L2, approaching point and manner of articulation more like. Based on the pronunciation of German speakers learning Brazilian Portuguese, was create an sonorous corpus data to analyses, based on acoustic and articulatory phonetics, the most incidence problems as the devoiced plosives aspirations; the voiced alveolar plosive and of the voiced fricative devoicing; the glotal fricative and of the alveolar tap erasing; and the palatal lateral approximant velarization, and based on this problems, were created articulatory phonetics exercises aiming a better articulatory performance when were pronounce the phonic segments questioned. The corpus data to be analyzed occurred in three ways (after intervention, during the intervention and before intervention), to analyses the evolution rate of the German students learning the PLE. The results shown that exercises applied were effective and that the pronunciation teaching in class, associated to the acoustic and articulatory phonetics, is very important to the student’s pronunciation evolution. |
Palavras-chave: | Fonética articulatória Fonética acústica Português - Pronúncia |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3168 |
Data do documento: | 16-Abr-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAO16042013.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons