Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31680
Tipo: | TCC |
Título: | Ensino da harpa na UFPB : relação dos alunos com o instrumento no processo de formação musical. |
Título(s) alternativo(s): | Harp teaching at UFPB: students' relationship with the instrument in the musical education process. |
Autor(es): | Leite, Karen Arielle Xavier de Alvarenga |
Primeiro Orientador: | Cury, Monica Moreira |
Resumo: | Numa abordagem qualitativa, este trabalho analisa depoimentos de alunos dos cursos de harpa da UFPB, coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, e examina documentos referentes aos projetos pedagógicos. Tem como objetivo geral entender como alunos de harpa da UFPB estabeleceram relação com o instrumento no seu processo de formação musical. Para isso, foi usado como suporte teórico os princípios da Logoteoria de Viktor Frankl e sua aplicação no contexto musical. Todos os entrevistados, em algum momento das suas vidas, tiveram o desejo de ter contato com a harpa, despertado por um imaginário construído por meio de recursos midiáticos. O encontro real com esse instrumento parecia muito distante da realidade sociocultural deles. No entanto, a realização desse desejo foi proporcionado pelos cursos de música da UFPB. Isso possibilitou a construção de um novo sentido na vida deles, a descoberta de novas habilidades e perspectivas. |
Abstract: | Using a qualitative approach, this work analyzes statements from students on UFPB harp courses, collected through semi-structured interviews, and examines documents relating to pedagogical projects. It aims to understand how harp students at UFPB established a relationship with the instrument in their musical training process. For this, the principles of Viktor Frankl's Logotheory and their application in the musical context were used as theoretical support. All interviewees, at some point in their lives, had the desire to have contact with the harp, awakened by an imaginary constructed through media resources. The actual encounter with this instrument seemed very distant from their sociocultural reality. However, the realization of this desire was provided by the music courses at UFPB. This made it possible to build a new meaning in their lives, discover new skills and perspectives. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) Música - Formação Harpa - Ensino e aprendizagem Logoteoria Educação musical |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31680 |
Data do documento: | 15-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAXAL23052024.pdf | 682,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons