Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31688
Tipo: TCC
Título: As contribuições dos recursos fílmicos na sala de aula de língua espanhola
Autor(es): Araujo, Adriana Souza Silva
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: É notório o percurso cronológico da língua espanhola na sociedade global, em especial no Brasil que tem ganhado espaço e valorização no contexto socioeducacional através do ensino do idioma no país e que já faz parte da história da educação devido suas lutas e conquistas durante sua inserção na grade curricular das escolas brasileiras. Este trabalho tem como tema norteador o uso dos recursos fílmicos nas aulas de língua espanhola e traz como objetivo geral analisar e conhecer sobre o uso desses recursos por parte dos professores de espanhol como língua estrangeira. Para a compreensão do tema, este trabalho encontra respaldo teórico em autores tais como Vigotsky (1988), Sá (1967), Duarte (2002), Sedycias (2005) entre outros. Esta pesquisa apresenta experiências compartilhadas por professores que ensinam a língua espanhola em escolas da Paraíba através de um questionário aplicado. Como resultados podemos afirmar que, apesar das dificuldades, os docentes se esforçam por utilizarem recursos fílmicos nas suas aulas de língua espanhola, favorecendo assim o processo de aprendizagem e ampliando o mundo do aluno. São explorados nas atividades com filmes ou curta-metragem diversos aspectos, tais como culturais, de variação linguística, gramaticais, sociais e históricos, todos estes somados ao recurso audiovisual que motiva a aprendizagem dos conteúdos por trabalhar as emoções e sensações.
Abstract: Es notorio el recorrido cronológico de la lengua española en la sociedad global, especialmente En Brasil, que ha ganado espacio y valoración en el contexto socioeducativo a través de la enseñanza de idiomas en el país y que ya forma parte de la historia de la educación debido a con sus luchas y logros durante su inserción en el currículo de las escuelas brasileñas. El tema principal de este trabajo es el uso de los recursos cinematográficos en las clases de español y su objetivo general es analizar y conocer el uso de estos recursos por parte de los profesores de español como lengua extranjera. Para entender este tema, este trabajo se basa en autores como Vigotsky (1988), Sá (1967), Duarte (2002), Sedycias (2005), entre otros. Esta investigación presenta las experiencias compartidas por los profesores que enseñan la lengua española en las escuelas de Paraíba a través de un cuestionario aplicado. Como resultados podemos afirmar que, a pesar de las dificultades, los profesores se esfuerzan por utilizar recursos cinematográficos en sus clases de español, favoreciendo así el proceso de aprendizaje y ampliando el mundo del alumno. En las actividades con películas o cortometrajes se exploran diversos aspectos, como el cultural, la variación lingüística, el gramatical, el social y el histórico, todo ello sumado al recurso audiovisual que motiva el aprendizaje de los contenidos trabajando las emociones y las sensaciones.
Palavras-chave: Espanhol como língua estrangeira
Recursos metodológicos
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31688
Data do documento: 13-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaSouzaSilva_TCC.pdfTCC938,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AdrianaSouzaSilva_TERMO.pdfTERMO133,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons