Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695
Tipo: | TCC |
Título: | Pedagogias musicais : o ensino do clarinete no Youtube. |
Título(s) alternativo(s): | Musical pedagogies: teaching the clarinet on Youtube. |
Autor(es): | Trindade, Thayssa de Lima Silva |
Primeiro Orientador: | Beltrame, Juciane Araldi |
Segundo Orientador: | Marques, Gutenberg de Lima |
Resumo: | Atualmente, existe uma diversidade de modalidade das práticas pedagógicas, uma das possibilidades se encontra nas plataformas de transmissão de vídeo e áudio. Com isso, este trabalho visa analisar as práticas de ensino do clarinete no canal Clarinete simples assim e buscar a relevância do uso consciente das fontes tecnológicas e como este pode facilitar o aprendizado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza o espaço do YouTube como sujeito de análise na sua abordagem metodológica. Foram utilizados a observação, análise e entrevista semiestruturada como recurso investigatório da pesquisa. Com a análise dos dados, pôde-se interpretar a percepção pedagógico-musical empregada no canal Clarinete simples assim. Com isso, compreende-se a potencialidade de canais no YouTube como um espaço para o ensino e aprendizagem musical. Os resultados evidenciam na prática como esse ensino e aprendizagem acontece por meio das interações percebidas entre o idealizador e os seguidores do seu canal. Logo, percebem-se as implicações que a plataforma possibilita, levando educadores musicais a refletirem sobre suas didáticas nesse contexto. |
Abstract: | Currently, there is a diversity of pedagogical practices, one of the possibilities being video and audio transmission platforms. Therefore, this work aims to promote different forms of teaching and seek the relevance that the use of technological sources can facilitate the path of learning. This research, of a qualitative nature, uses the YouTube space as a subject of analysis in its methodological approach. Observation, analysis and semi-structured interviews were used as investigative resources for the research. With the analysis of the data, it was possible to interpret the pedagogical-musical perception used in the Clarinete simples assim channel. With this, the potential of channels as a space for teaching and learning music is understood. The results show in practice how this teaching and learning happens through the interactions perceived between the creator and the followers of his channel. Therefore, we can see the implications that the platform makes possible, leading music educators to reflect on their teaching in this context. |
Palavras-chave: | Música (Licenciatura) Educação musical Clarinete - Ensino Youtube - Ensino de música |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Música (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TLST25042024.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons