Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695
Tipo: TCC
Título: Pedagogias musicais : o ensino do clarinete no Youtube.
Título(s) alternativo(s): Musical pedagogies: teaching the clarinet on Youtube.
Autor(es): Trindade, Thayssa de Lima Silva
Primeiro Orientador: Beltrame, Juciane Araldi
Segundo Orientador: Marques, Gutenberg de Lima
Resumo: Atualmente, existe uma diversidade de modalidade das práticas pedagógicas, uma das possibilidades se encontra nas plataformas de transmissão de vídeo e áudio. Com isso, este trabalho visa analisar as práticas de ensino do clarinete no canal Clarinete simples assim e buscar a relevância do uso consciente das fontes tecnológicas e como este pode facilitar o aprendizado. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, utiliza o espaço do YouTube como sujeito de análise na sua abordagem metodológica. Foram utilizados a observação, análise e entrevista semiestruturada como recurso investigatório da pesquisa. Com a análise dos dados, pôde-se interpretar a percepção pedagógico-musical empregada no canal Clarinete simples assim. Com isso, compreende-se a potencialidade de canais no YouTube como um espaço para o ensino e aprendizagem musical. Os resultados evidenciam na prática como esse ensino e aprendizagem acontece por meio das interações percebidas entre o idealizador e os seguidores do seu canal. Logo, percebem-se as implicações que a plataforma possibilita, levando educadores musicais a refletirem sobre suas didáticas nesse contexto.
Abstract: Currently, there is a diversity of pedagogical practices, one of the possibilities being video and audio transmission platforms. Therefore, this work aims to promote different forms of teaching and seek the relevance that the use of technological sources can facilitate the path of learning. This research, of a qualitative nature, uses the YouTube space as a subject of analysis in its methodological approach. Observation, analysis and semi-structured interviews were used as investigative resources for the research. With the analysis of the data, it was possible to interpret the pedagogical-musical perception used in the Clarinete simples assim channel. With this, the potential of channels as a space for teaching and learning music is understood. The results show in practice how this teaching and learning happens through the interactions perceived between the creator and the followers of his channel. Therefore, we can see the implications that the platform makes possible, leading music educators to reflect on their teaching in this context.
Palavras-chave: Música (Licenciatura)
Educação musical
Clarinete - Ensino
Youtube - Ensino de música
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31695
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLST25042024.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons