Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31699
Tipo: TCC
Título: Gestão de processos no serviço público: a experiência no núcleo de gestão de pessoas da JFPB
Autor(es): Corrêa, Jessé Roberto de Oliveira
Primeiro Orientador: Mota, Flávio Perazzo Barbosa
Resumo: Do ponto de vista teórico e prático, o tema desta pesquisa é importante para a gestão pública. Afinal, abrange a implementação da gestão de processos, cujo intuito da gestão de processos é aperfeiçoar os serviços públicos, no Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) da Justiça Federal na Paraíba. Todavia, em particular, o tópico, no contexto organizacional especificado, requer o entendimento de questões que podem dificultar a implementação da gestão de processos, tais como burocracia, comunicação e cultura organizacional, legislações, investimento de TI e capacitação de agentes, dentre outras barreiras. Por isso, a pesquisa empírica deste artigo utilizou-se dos seguintes procedimentos metodológicos para tentar ampliar o conhecimento sobre essas questões: através de uma entrevista semiestruturada, seguido da organização dos dados como transcrições e análise das narrativas. O desenho de pesquisa focou em como se dá a implementação da gestão de processos no NGP, além de explicar fatores motivacionais para implementação da gestão de processos, as mudanças ocorridas na comunicação e cultura organizacional e ferramentas de gestão de processos utilizadas. Os resultados indicaram o que foi possível responder sobre o problema de pesquisa. Foi identificado uma melhoria nos fluxos processuais do núcleo após a implementação. Relacionado às implicações da pesquisa, percebeu–se: o alto custo para o investimento em TI, a contratação e capacitação de servidores. Diante disso, propoẽ-se o aperfeiçoamento na implementação de gestão de processos na instituição, tais como: melhoramento dos investimentos ligados à TI, contratação de consultoria externa especializada em gestão de processos para sua implementação, também capacitação de seus agentes acerca da gestão de processos.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Gestão de processos
Serviço público
Cultura e comunicação organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31699
Data do documento: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Bacharelado em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JROC22072024.pdf349,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons