Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31704
Tipo: | TCC |
Título: | O compartilhamento de informações em tempos de Fake News: um estudo com alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da UFPB |
Autor(es): | Cavalcanti, Luciana Castro |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Geysa Flávia Câmara de Lima |
Resumo: | Este presente trabalho tem por finalidade investigar o comportamento dos alunos concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2, ao compartilhar informações na era das fake News, através das mídias sociais. Para tanto, foi utilizada, como metodologia, um estudo de caso de abordagem qualitativa, sob classificação proposta por Gil (2017) sendo uma pesquisa básica, aplicada e exploratória. O instrumento de coleta de dados e análise foi através de questionário on-line com os concluintes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba, no período 2019.2. Constatou-se que os respondentes são suscetíveis a disseminação de desinformações, e percebe-se ainda ser um desafio constante estabelecer a checagem dos fatos diante do grande acúmulo de informações propagadas nas mídias sociais digitais constantemente. Conclui-se que os futuros bibliotecários podem utilizar sua competência informacional para ajudar a evitar o compartilhamento de informações incorretas, orientando os usuários. |
Abstract: | This present academic work aims to investigate the behavior of students concluding the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2, when sharing information in the era of fake news, through social media. For this purpose, a case study with a qualitative approach was done as the methodology, under the classification proposed by Gil (2017), as basic, applied, and exploratory research. The instrument for data collection and analysis was through online conversations with graduates of the Librarianship course at the Federal University of Paraíba, in the period 2019.2. It was found that respondents are feeling the spreadof misinformation, and it is still a constant challenge to establish fact-checking in the face of the large accumulation of information constantly propagated in digital social media. It was concluded that future librarians can use their informational competence to help avoid sharing incorrect information, guiding users. |
Palavras-chave: | Fake News Biblioteconomia Competência informacional |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31704 |
Data do documento: | 16-Abr-2020 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LCC09052024.pdf | 988,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons