Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31710
Tipo: | TCC |
Título: | A formação docente e o processo de ensino-aprendizagem de língua Espanhola |
Autor(es): | Lucena, Aline Micaelly Rodrigues De |
Primeiro Orientador: | Martorelli, Ana Berenice Peres |
Resumo: | A formação dos professores é uma parte importante da sua capacitação profissional, visto que oferece condições para o desenvolvimento de uma boa prática através do bom uso da teoria. Neste sentido, a presente pesquisa buscou investigar as contribuições da formação docente para o processo de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, discutindo suas principais concepções e perspectivas, debatendo sobre os diferentes programas acadêmicos para a capacitação de alunos de licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e analisando os desafios e possibilidades na conjuntura do processo de formação docente. Elaborada mediante o método bibliográfico de pesquisa, cujo caráter é qualitativo, buscou evidenciar discussões fidedignas com a realidade, sendo subsidiada por estudos e obras literárias contemporâneas, relevantes para a temática abordada. Em suma, consiste em um instrumento para compreensão da realidade envolvendo a formação docente em Língua Espanhola e busca contribuir com o surgimento e desenvolvimento de novos estudos na área da educação e promoção de um ensino de qualidade. |
Abstract: | La formación docente es una parte importante de su formación profesional, ya que proporciona las condiciones para el desarrollo de buenas prácticas a través del buen uso de la teoría. En este sentido, esta investigación buscó indagar las contribuciones de la formación docente al proceso de enseñanza-aprendizaje de la Lengua Española, discutiendo sus principales concepciones y perspectivas, debatiendo sobre los diferentes programas académicos para la formación de estudiantes de pregrado en la Universidad Federal de Paraíba – UFPB y analizando los desafíos y posibilidades en el contexto del proceso de formación docente. Elaborada a través del método de investigación bibliográfica, cuyo carácter es cualitativo, buscó evidenciar discusiones fidedignas con la realidad, siendo subsidiada por estudios y obras literarias contemporáneas, pertinentes al tema abordado. En definitiva, se trata de un instrumento para conocer la realidad de la formación del profesorado en español y pretende contribuir al surgimiento y desarrollo de nuevos estudios en el campo de la educación y la promoción de una enseñanza de calidad. |
Palavras-chave: | Língua Espanhola Formação Docente Educação |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31710 |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlineMicaellyRodriguesDeLucena_TCC.pdf | TCC | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
AlineMicaellyRodriguesDeLucena_TERMO.pdf | TERMO | 617,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons