Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31717
Tipo: TCC
Título: Os desafios do ensino remoto no ensino de língua espanhola: uma experiência da escola pública
Autor(es): Pontes Júnior, Antônio Pereira
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: Este trabalho, através de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, visa compreender a atual situação escolar de alunos de uma escola pública do município de Cuitegi – PB, devido a transição das aulas presenciais para aulas remotas por causa da pandemia da COVID-19, buscando evidenciar os desafios e perspectivas destes alunos em relação a este momento e ao processo de ensino aprendizagem. Estes alunos, de um momento para outro tiveram que lidar com novas maneiras de estudar, aprender e assistir aulas. Nosso corpus foi construído a partir da aplicação de um questionário de forma online para uma turma de terceiro ano do ensino médio, a qual encaixava-se no perfil estabelecido para a pesquisa. O questionário formado por nove perguntas, entre abertas e de múltipla escolha, todas versando sobre a temática em questão. Após a coleta destas respostas, as mesmas foram convertidas em gráficos e analisadas. Nosso trabalho foi subsidiado pelos estudos e teorias de Garcia Meira (2020), Gomes (2020), Marconi & Lakatos (1999) e Prensky (2001). Após a análise, foi possível perceber que os alunos estão se adaptando bem ao ensino remoto e que a maioria acessa as aulas e a plataforma através do aparelho celular e que a maior dificuldade enfrentada por eles é a baixa qualidade da conexão da internet.
Abstract: Este trabajo, a través de una investigación bibliográfica cuantitativa, tiene como objetivo comprender la situación escolar actual de los alumnos de una escuela pública del municipio de Cuitegi - PB, debido al cambio de clases presenciales a clases remotas por la pandemia de COVID-19, buscando resaltar los retos y perspectivas de estos estudiantes en relación a este momento y al proceso de enseñanza-aprendizaje. Estos estudiantes de repente tuvieron que lidiar con nuevas formas de estudiar, aprender y asistir a clases. Nuestro corpus se construyó a partir de la aplicación de un cuestionario on line a una clase de tercer año de secundaria, el cual se ajustó al perfil establecido para la investigación. El cuestionario consta de nueve preguntas, entre opción abierta y de alternativas, todas relacionadas con el tema en cuestión. Después de recopilar estas respuestas, se graficaron y analizaron. Nuestro trabajo se apoyó en los estudios y teorías de García Meira (2020), Gomes (2020), Marconi & Lakatos (1999) y Prensky (2001). Luego del análisis, se pudo notar que los estudiantes se están adaptando bien a la educación remota y que la mayoría accede a las clases y a la plataforma a través del dispositivo móvil y que la mayor dificultad que enfrentan es la baja calidad de la conexión a internet.
Palavras-chave: Ensino remoto
Pandemia
Educação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31717
Data do documento: 25-Nov-2020
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AntônioPereiraPontesJúnior_TCC.pdfTCC860,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
AntônioPereiraPontesJúnior_TERMO.pdfTERMO582,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons