Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31721
Tipo: TCC
Título: Danças de salão : reflexões sobre a relação entre formação profissional e prática docente.
Título(s) alternativo(s): Ballroom dancing: reflections on the relationship between professional training and teaching practice.
Autor(es): Soares, Roberta de Oliveira
Primeiro Orientador: Morais, Líria de Araújo
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo discutir a relação entre a formação profissional e a prática docente no universo das danças de salão, bem como identificar dificuldades e facilidades no ensino desta linguagem na atualidade. A pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica e de estudo de caso. Realizou-se uma pesquisa de campo, por meio de entrevista semiestruturada, com 11 docentes de escolas de dança localizadas nas cidades de Campina Grande e João Pessoa. Utilizou-se para procedimentos de análise a transcrição das respostas, agrupamento do conteúdo por temas e categorias. Após a análise dos resultados, verificamos a importância dos professores das danças de salão possuírem não apenas habilidades técnicas, mas também uma base sólida em conhecimentos pedagógicos. É fundamental aplicar esse conhecimento teórico de forma eficaz, pois participar de formações sem aplicá-las, resulta em práticas ultrapassadas em sala de aula. Apesar das discussões em torno do ensino das danças de salão, a docência permanece praticamente inalterada ao longo dos anos. Embora questões contemporâneas, como gênero e condução, tenham sido levantadas nos últimos anos, as aulas continuam centradas no "passo da aula" e no protagonismo do professor com um ensino verticalizado. Mesmo dentre os entrevistados com formação diversificada, incluindo curso superior de dança, os discursos foram semelhantes, especialmente em relação à metodologia das aulas. Apesar dos desafios, adotar novas abordagens é libertador.
Abstract: The present study aimed to discuss the relationship between professional training and teaching practice in the world of ballroom dancing, as well as to identify difficulties and facilitators in teaching this language in today's context. The research is anchored in a qualitative approach, based on bibliographic research and case study. A field research was carried out through semi-structured interviews with 11 teachers from dance schools located in the cities of Campina Grande and João Pessoa. Transcription of responses, grouping of content by themes, and categories were used for analysis procedures. After analyzing the results, we verified the importance of ballroom dance teachers possessing not only technical skills but also a solid foundation in pedagogical knowledge. It is essential to effectively apply this theoretical knowledge because attending training sessions without applying them results in outdated practices in the classroom. Despite discussions surrounding the teaching of ballroom dancing, the teaching practice of lessons remains practically unchanged over the years. Although contemporary issues such as gender and leading have been raised in recent years, classes continue to focus on the "lesson step" and the teacher's centrality with a top down teaching approach. Even among respondents with diversified training, including a degree in dance, the discourses were similar, especially regarding the methodology of the classes. Despite the challenges, adopting new approaches is liberating.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Dança de salão - Formação profissional
Dança de salão - Prática docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31721
Data do documento: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROS04092024.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons