Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31727
Tipo: | TCC |
Título: | Análise de experiências com Computação Desplugada voltadas ao 5° ano do Ensino Fundamental |
Autor(es): | Costa, Rafaela Lima |
Primeiro Orientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | Este trabalho retrata experiências do uso da Computação Desplugada no ensino básico, mais precisamente, serão destacados projetos referentes ao 5° ano do Ensino Fundamental. Para isso, foram realizadas pesquisas no Google acadêmico com o intuito de encontrar casos que se enquadrassem no contexto, dessa maneira, foi possível analisar comparativamente os projetos encontrados. O ensino de Computação no Brasil é notoriamente falho. Isso se dá por diversos motivos, é fato que as instituições em sua maioria não oferecem condições de ofertar essa modalidade de ensino, visto que, não contam com ferramentas tecnológicas suficientes para ocorrer essa inserção de conhecimentos computacionais. Porém, a Computação Desplugada que não precisa do computador seria uma alternativa viável a ser implantada logo nas séries iniciais ou até mesmo na junção com outras disciplinas da grade. Por isso, a importância de se analisar os casos já realizados e observar as melhores maneiras de aplicabilidade sempre na busca de melhorias. |
Abstract: | This work portrays experiences of using Unplugged Computing in basic education, more precisely, projects referring to the 5th year of Elementary School will be highlighted. For this, academic Google searches were conducted in order to find cases that fit the context, thus, it was possible to comparatively analyze the projects found. Computer education in Brazil is notoriously flawed. This happens for several reasons, it is a fact that most institutions do not offer conditions to offer this type of education since they do not have enough technological tools to occur this insertion of computational knowledge. However, Unplugged Computing that does not need a computer would be a viable alternative to be implemented in the early grades or even in conjunction with other disciplines in the grid. Therefore, the importance of analyzing the cases already carried out and observing the best ways of applicability always in search of improvements. |
Palavras-chave: | Computação desplugada Educação Pensamento computacional |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31727 |
Data do documento: | 1-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rafaela Lima Costa - TCC.pdf | TCC | 964,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons