Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31734
Tipo: | TCC |
Título: | A ansiedade da perspectiva dos concluintes (2023.1) do curso de Biblioteconomia da UFPB |
Autor(es): | Silva Filho, Irani Gomes da |
Primeiro Orientador: | Nascimeno, Genoveva Batista do |
Resumo: | A ansiedade é um transtorno que se torna cada vez mais evidente na vida das pessoas, fatores diversos pode acarretar esse transtorno. Na universidade, a rotina de atividades acadêmicas e outras atribuições inerentes ao que o estudante universitário necessita realizar, podem desencadear a ansiedade. Esse estudo analisa o nível de ansiedade dos discentes concluintes (2023.1) do curso de Biblioteconomia da UFPB. Caracteriza-se como uma pesquisa descritiva e exploratória, ancorando-se nas abordagens quantitativa e qualitativa para análise dos dados. O instrumento de pesquisa foi o questionário no Google Forms. A amostra constituiu-se de 24 discentes concluintes do curso de Biblioteconomia que responderam ao questionário aplicado. Os resultados apontam que a maioria dos concluintes é do gênero feminino, sendo a faixa etária dos discentes entre 21 a 30 anos. Evidenciou-se que os concluintes quando acometidos pela ansiedade, podem ter prejuízo na sua aprendizagem, verificou – se também que devido o estresse encontrado na vida acadêmica, os alunos necessitam de uma ajuda de profissionais especializados e muitos deles não o fazem porque desconhecem esses serviços oferecidos na UFPB, o que revela a existência de uma falha na comunicação entre a instituição e os discentes. Conclui-se que a universidade por meio de seus veículos informacionais e comissões especializadas, possam tornar o apoio aos alunos com algum transtorno mais difundido e, assim, tornar esse apoio mais efetivo. |
Abstract: | Anxiety is a disorder that is becoming increasingly evident in people's lives, and various factors can lead to it. At university, the routine of academic activities and other tasks that university students need to perform can trigger anxiety. This study analyzes the level of anxiety of graduating students (2023.1) of the UFPB Librarianship course. It is characterized as descriptive and exploratory research, based on quantitative and qualitative approaches to data analysis. The research instrument was a Google Forms questionnaire. The sample consisted of 24 graduates of the Library Science course who answered the questionnaire. The results show that the majority of graduates are female, with students aged between 21 and 30. It was also found that due to the stress encountered in academic life, students need help from specialized professionals and many of them don't because they are unaware of the services offered at UFPB, which reveals that there is a communication gap between the institution and students. The conclusion is that the university, through its information vehicles and specialized committees, could make support for students with a disorder more widespread and thus make this support more effective. |
Palavras-chave: | Transtorno da ansiedade Ansiedade em discentes universitários Sintomas de ansiedade Graduandos em biblioteconomia (UFPB) |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31734 |
Data do documento: | 14-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IGSF26082024.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons