Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31744
Tipo: | TCC |
Título: | Analisando as Ferramentas digitais e sua importância para a Educação em tempos de Pandemia: O Ensino Remoto e seus Obstáculos |
Autor(es): | Silva, Sivaldo Guedes da |
Primeiro Orientador: | Ricarte, Danielle Rousy Dias |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é analisar as ferramentas digitais utilizadas para o ensino remoto, a importância e os principais recursos destes softwares para a educação, sobretudo frente à realidade pandêmica atual (covid-19) nas principais escolas públicas e privadas da cidade de São José do Egito - PE. O estudo teve como ponto de partida a observação e análise de um questionário elaborado no Google Forms, disponibilizado via aplicativo (WhatsApp) aos professores das principais escolas (área urbana) da cidade contendo questões relacionadas ao ensino remoto, às dificuldades enfrentadas, às principais ferramentas utilizadas e a eficácia destas no tocante a sua aplicabilidade e manejo, principalmente do ponto de vista do docente. Os dados aqui coletados serviram para observações relacionadas a tais dificuldades ou facilidades apontadas pelos respondentes, análises às plataformas e softwares mais comuns e sua utilização na prática durante a pandemia, buscando ainda solucionar ou apontar novas possibilidades, estratégias e caminhos para alguns dos problemas relatados. |
Abstract: | The objective of this work is to analyze the digital tools used for remote teaching, the importance and main resources of these software for education, especially in the face of current pandemic reality (covid-19) in the main public and private schools from the city of São José do Egito - PE. The study had as its starting point the observation and analysis of a questionnaire prepared in Google Forms, made available via the app (WhatsApp) to teachers of the main schools (urban area) of the city containing issues related to remote education, the difficulties faced, the main tools used and their effectiveness concerning their applicability and management, especially from the point of view of the teacher. The data collected here served for observations related to such difficulties or facilities pointed out by the respondents, analyses of the most common platforms and software and their use in practice during the pandemic, also seeking to solve or point out new possibilities, strategies and paths to some of the problems reported. |
Palavras-chave: | Software Ensino remoto Ferramentas educacionais Pandemia Covid-19 |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Computação Científica |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31744 |
Data do documento: | 2-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sivaldo Guedes da Silva - TCC.pdf | TCC | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons